Anúncios

Posso investir na bolsa de valores com pouco dinheiro?

Investir na bolsa de valores ainda é um assunto que costuma gerar algumas inseguranças. Mas você sabia que não existe um valor mínimo para começar a investir em ações? Entenda como funciona:

Muitas pessoas pensam em investir na bolsa de valores no futuro, quando estiverem com dinheiro sobrando na conta. No entanto, o que poucos sabem é que não é necessário possuir um grande patrimônio para entrar nesse mercado financeiro.

Fonte: Google

Mesmo quem tem um pequeno valor parado pode começar a fazer investimentos, desde que tome alguns cuidados.
Neste post, a For Money listou os principais pontos que você deve ter em mente antes de decidir se deve – ou não – investir na bolsa de valores com poucos recursos.

A bolsa de valores é para todos

Existe uma linha tênue entre ter um CPF cadastrado na bolsa de valores e, de fato, investir e negociar ativos. O que faz boa parte das pessoas que cogitam entrar neste mercado é o mito de haver um “limite mínimo” de recursos financeiros. E para sanar logo essa dúvida: não, não há.

Qualquer pessoa, independente do valor que tem em mãos, pode operar na bolsa de valores. Então, esqueça a ideia de que apenas empresários, pessoas ricas ou com conhecimentos avançados neste mercado podem operar na bolsa.
Atualmente, existem diversas opções de ativos para investir. O investidor deverá conhecer e analisar essas opções e escolher aquela que mais se encaixar no seu perfil, levando em conta o seu grau de consciência aos riscos.

Vantagens de investir na bolsa

  • Rendimentos maiores

A principal vantagem de investir na bolsa de valores é, definitivamente, retornos financeiros maiores do que a poupança. Você vai ganhar conhecimentos e experiência com esse tipo de investimento.
Quem começa na bolsa de valores com pouco dinheiro aproveita mais um benefício: montar a sua trajetória de sucesso expondo-se a menos riscos. Como você acabará investimento menos dinheiro, se optar por um investimento com mais riscos, e algo der errado, o seu prejuízo não será tão grande. Mas, lembre-se: o investimento na bolsa de valores não é um jogo de sorte ou azar. Ele é baseado em estratégia, planejamento e visão de mercado.
Então, separe um tempo do seu dia para estudar sobre esse mercado antes de colocar a mão na massa.

Outros benefícios que valem a pena ser destacados são:

  • Várias possibilidades de investimento
  • Você pode escolher os prazos dos investimentos
  • Alta liquidez
  • Recebimento de dividendos e Juros sobre Capital Próprio

Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

Agora que você já sabe que é possível investir na bolsa de valores com pouco dinheiro, chegou o momento de dar o primeiro passo, que nada mais é do que abrir a sua conta. Para isso, você precisa ter uma conta em uma instituição financeira (corretora) confiável, que estará ao seu lado prestando todo o suporte necessário.
Resumidamente, o trabalho dela é servir de “ponte” entre você e os investimentos na bolsa. Esse cadastro pode ser feito online, e no mesmo dia você consegue começar a operar na bolsa de valores. Depois de abrir a sua conta, chegará o momento de fazer uma transferência que será o saldo disponível para você fazer seus primeiros investimentos.

Antes de comprar ativos, se lembre que é importante ter um conhecimento mínimo sobre os vários investimentos possíveis, assim como prazos, riscos e demais detalhes. Por exemplo, você pode comprar desde ações fracionadas até ETFs (Fundos de Índice). Será dentro de uma plataforma, chamado de “home broker”, que você fará seus aportes e dará início a sua trajetória na bolsa. Em caso de qualquer dúvida, nunca hesite em contatar a sua corretora para que ela te ajude.

Conclusão

O investimento no mercado de ações com menos dinheiro, como podemos ver, vale a pena. No entanto, a decisão deve ser sempre consciente e a escolha dos investimentos deve estar de acordo com os seus recursos, objetivos e alinhados ao seu perfil de investidor (assume mais ou menos riscos).

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

claytonferreira

por

claytonferreira