Publicidade

Investimentos: O Que Você Precisa Saber Antes de Começar

Para investir é importante ter pelo menos um pouco de conhecimento sobre o assunto, para ajudá-lo, criamos esse artigo. Se ligue nas dicas!

Por:

Publicidade

investimentos

Todo mundo sabe que fazer investimentos é algo extremamente necessário para quem quer ter uma boa saúde financeira.

O que nem todos sabem é como fazer isso da forma correta e por isso começam sem ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto e perdem dinheiro.

Para evitar que você diminua seu patrimônio em vez de aumenta-lo, nós trouxemos um guia com básico com tudo que você precisa saber sobre investimentos.

O que NÃO é investimento

Primeiro vamos deixar as coisas claras, comprar a casa própria não é um investimento, o mesmo vale para o seu carro ou qualquer outra coisa que você vá precisar de dinheiro para manter.

Outro ponto importante é que poupar não é investir. Se o seu dinheiro guardado não está te gerando bons lucros ele não é um investimento.

Os três pilares dos investimentos

Existem três pontos a serem avaliados na hora de decidir onde aplicar o seu dinheiro. São eles:

1. Risco: Se resume basicamente a possibilidade de perder dinheiro.
2. Liquidez: quanto maior a liquidez, mas fácil resgatar o dinheiro investido. Analogamente, se a liquidez for baixa você pode demorar muito tempo para recuperar seu investimento ou pode acabar tendo que vendê-lo por um preço muito baixo se precisar de dinheiro rapidamente.
3. Rentabilidade: É o lucro possível de cada investimento.

Agora que você entende os termos, saiba também que não vai encontrar uma aplicação de baixo risco, boa liquidez e alta rentabilidade e que quanto maiores forem os riscos maiores serão seus lucros.

Essas variáveis devem ser balanceadas de acordo com seus objetivos, por exemplo, para uma reserva de emergência é interessante que que você tenha alta liquidez e baixo risco, portanto a rentabilidade será menor.

Se o que você procura é uma aplicação para guardar dinheiro para a casa própria pode procurar por baixo risco, baixa liquidez e sua rentabilidade será consequentemente um pouco mais alta que na opção anterior.

Tipos de Investimento

Os investimentos podem ser classificados resumidamente em dois tipos e agora te explicaremos um pouco sobre eles.

Renda fixa

Nessa modalidade os riscos são baixos e a taxa de retorno é estável podendo ser do tipo pré-fixada ou pós-fixada.

No primeiro caso você já sabe qual será seu retorno no ato da aplicação, já no segundo o rendimento é calculado com base em algum indicador da economia.

Existem ainda investimento de renda fixa do tipo misto, onde você pode receber os dois.

Renda variável

A famosa bolsa de valores onde ações de empresas são negociadas e os rendimentos variam diariamente.

Esse tipo de aplicação pode sim te deixar rico, mas a verdade é que sem um pouco de conhecimento entrar nesse mercado é o mesmo que rasgar dinheiro.

Nele os riscos costumam ser bem mais altos, pois conforme acontecem as negociações os preços das ações variam muito, por isso há a necessidade de ficar de olho neles.

Esperamos que com essas informações você seja capaz de aumentar seu patrimônio com investimentos sem grandes problemas. Boa sorte!

Confira nossa categoria de investimentos

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas