Anúncios

Segredos de como se tornar um investidor – Primeiros Passos!

Investir não tem segredo, mas grandes investidores e investidores de sucesso têm lá os seus segredos. Nós vamos te contar alguns deles!

Anúncios

Afinal, como se tornar um investidor? Todos sonham com a famosa independência financeira afinal, quem não quer viver dos rendimentos de sua de seu patrimônio para o resto da vida?

Fonte: Google

Temos que dizer que se você não deu a sorte de nascer multimilionário só tem um jeito de conseguir isso, com investimentos.
Não fique assustado, investir não é tão complicado ou caro como dizem por aí. Sabendo disso nós trouxemos os primeiros passos para que você encontre sucesso nessa caminhada rumo a liberdade.

1. Como se tornar um investidor? Comece a investir poupando

Não sabemos quanto dinheiro você tem, mas a realidade é que a maioria das pessoas não tem condições ou conhecimento para investir em aplicações com rentabilidade alta e riscos maiores ainda.
Se está iniciando nessa jornada crie uma reserva que cubra seus gastos por pelo menos três meses. A melhor aplicação nesse caso é o Tesouro Selic que rende mais do que a poupança, é seguro e pode ser resgatado a qualquer momento. Além disso você pode começar com um investimento de R$30,00.

2. Pague suas dívidas, ou não

Se tiver dívidas, enquanto trabalha em aumentar sua reserva, faça as contas e descubra se vale a pena ou não pagá-las. Talvez você receba uma proposta de parcelamento irrecusável, ou talvez se dê conta de que pode juntar parte do dinheiro e oferece-lo para o seu credor para quita-la completamente. A segunda hipótese geralmente funciona bem com bancos e você pode acabar limpando seu nome com muito menos do que imagina.

3. Trace objetivos

A essa altura você já deve ter sua reserva. Guarde-a com a carinho, é ela que vai te impedir de enlouquecer caso algum imprevisto aconteça.
Agora é hora de descobrir o que você quer fazer com seu dinheiro. Talvez uma viajem, ou tenha decidido juntar para pagar ou comprar alguma coisa. De qualquer forma, trace objetivos de curto, médio e longo prazo e se apegue a eles.

4. Diversifique os investimentos

Com os seus objetivos em mente, uma boa reserva e as dívidas pagas chegamos ao momento de dividir esforços e fazer o seu patrimônio crescer. Tenha em mente que quanto maior a possibilidade de retorno, maior o risco. Sempre. Então talvez você ainda não se sinta confiante para fazer aplicações que prometam dobrar seus fundos e nós não recomendamos isso. Pelo contrário, invista com segurança no Tesouro Direto, em Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio, no CDB e, principalmente, em você.
Aprenda sobre o mercado e o mundo dos negócios, faça cursos e leia livros, como os citados no artigo 7 livros que vão mudar sua vida financeira.

5. Ganhe dinheiro investindo

É verdade que ninguém se torna multimilionário sem correr riscos, mas investir na bolsa de valores sem nenhum conhecimento prévio é quase como queimar dinheiro. Por sorte, no quinto passo você já entende o básico de como o mercado de ações funciona e está prestes a entrar nele.
Bem-vindo a renda variável e sem garantia! Parece assustador e é, por isso comece com uma pequena parcela do seu patrimônio, continue estudando e não se esqueça que a prática leva a perfeição, ou a algum lugar perto disso. Siga em frente, jovem investidor. O céu é o limite!

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

claytonferreira

por

claytonferreira