Tarifas bancárias: saiba como solicitar o reembolso em cada banco
No universo financeiro, é comum deparar-se com cobranças indevidas, sendo as tarifas bancárias um dos custos mais populares entre os clientes. Pois, curiosamente, muitas vezes esses pagamentos passam despercebidos.
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Ao abrir uma conta corrente em agências bancárias tradicionais, ocorre a cobrança de tarifas bancárias, referentes ao uso de produtos e serviços específicos oferecidos pelo banco.
Mas, infelizmente, os funcionários nem sempre informam os clientes sobre essas cobranças, seja por falta de instrução ou negligência. Essa prática é ilegal e prejudica o banco.
Os bancos têm a obrigação de notificar os clientes sobre as tarifas bancárias e a possibilidade de aderir a um pacote que oferece produtos e serviços gratuitos. Mas somente após um tweet da influenciadora digital Nath Finanças, essa informação surpreendeu milhares de brasileiros, levando-os a buscar o reembolso dos valores pagos.
A publicação causou uma corrida por parte dos bancos, e a influenciadora ensinou o passo a passo para solicitar o reembolso das tarifas bancárias e evitar cobranças indevidas no futuro.
Especialistas afirmam que o cliente tem o direito de solicitar a mudança para não pagar tarifas ou pedir o estorno, e o banco não pode negar ou dificultar o processo. Caso isso ocorra, é possível fazer uma denúncia ao Banco Central, ao SAC, à ouvidoria do banco ou ao Procon.
Pois, a Resolução nº 3.919, de 2010, garante essa medida, estabelecendo que todo banco deve oferecer aos clientes a opção de contratar serviços essenciais, permitindo o pagamento apenas pelos serviços avulsos tarifados.
Dessa forma, o cliente que não receber notificação adequada tem o direito de solicitar a devolução das tarifas bancárias.
Tarifas bancárias: saiba como solicitar o reembolso em cada banco (Foto: Reprodução/Internet)
Procedimento para obter reembolso das tarifas bancárias indevidas
Os clientes que desejarem solicitar o reembolso devem entrar em contato com o banco através do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) ou da ouvidoria da instituição. Especialistas recomendam que essas pessoas solicitem o número do protocolo e o mantenham registrado caso o ressarcimento não seja efetuado.
Contudo, caso o cliente tenha entrado em contato com o SAC ou a ouvidoria do banco e não tenha obtido o estorno, é possível fazer uma denúncia utilizando o número do protocolo. Se a reclamação não for atendida, orienta-se ao cliente entrar em contato com o Banco Central (BC), acessar o site do consumidor ou procurar o Procon.
O cliente deve informar o número do protocolo para dar andamento ao processo de ressarcimento. Embora as transferências via Pix tenham se popularizado e sejam gratuitas, especialistas recomendam que o cliente tenha um pacote essencial.
Sendo assim, aqui estão os contatos dos cinco principais bancos para solicitar a devolução das tarifas bancárias:
- Banco do Brasil: 4004-0001/0800-7290722
- Santander: 4004-3535/0800-7627777
- Caixa Econômica Federal: 4004-0104/0800-7260101
- Bradesco: 4004-2757/0800-7048383
- Itaú Unibanco: 4004-4828/0800-7280728