Serviço bancário permite saque imediato da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

A partir deste mês, no dia 31, terá início o pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Serão cinco lotes regulares ao longo deste ano destinados àqueles que enviarem a declaração dentro do prazo, que se encerra também em 31 de maio. Para receber o valor de forma mais simples e rápida, a Receita Federal recomenda o uso do PIX.

Anúncios

Imposto-de-Renda
Imposto de Renda (Foto: Reprodução/Internet)

Neste ano, a Receita Federal anunciou algumas novidades no processo de envio da declaração que darão prioridade no recebimento da restituição do IRPF.

O fato de seguir as recomendações não garante que todos serão beneficiados no primeiro lote, mas lhes confere preferência para inclusão nos primeiros pagamentos. Afinal, há cinco lotes e alguns contribuintes poderão receber apenas no último.

Portanto, para tentar receber a restituição logo no início, é necessário:

  • Enviar a declaração até o dia 10 de maio, sem erros;
  • Optar pela declaração pré-preenchida pelo sistema da Receita Federal;
  • Cadastrar a chave PIX com o número de CPF do titular da declaração para receber a restituição;
  • Pertencer ao grupo preferencial: idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência e aqueles que têm o magistério como principal fonte de renda.

Os contribuintes devem se antecipar, pois a Receita informa que pagará o primeiro lote da restituição do IRPF aos que atenderem aos requisitos de prioridade e enviarem a declaração até 10 de maio. O valor a ser restituído será baseado no patrimônio declarado pelo cidadão e nos gastos dedutíveis em 2022.

Restituição-IRPF
Restituição IRPF (Foto: Reprodução/Internet)

Passo a passo para cadastrar o PIX e receber a restituição do IRPF

Ao enviar a declaração, o contribuinte sempre receberá a restituição do IRPF depositada na conta cadastrada. Além disso, neste ano, existe a opção de informar o número do CPF como chave para a transferência via PIX.

Portanto, o sistema depositará o dinheiro na conta em que o CPF estiver cadastrado como chave PIX. É importante destacar que a Receita Federal não permite o cadastro de outras chaves, como e-mail ou número de celular.

Para selecionar essa opção, siga uma das seguintes alternativas:

  • Ao abrir sua declaração, informe a chave PIX na tela “Início”, no quadro “Imposto a Pagar”, no campo “Informações bancárias”.
  • Antes de enviar a declaração, durante os procedimentos finais, na etapa “Confirmar dados bancários”.

Espera...