Imposto de Renda: alerta sobre golpes direcionados a contribuintes

Receita Federal emite alerta sobre golpes direcionados a contribuintes do Imposto de Renda

O aumento de e-mails fraudulentos durante a temporada de declaração do Imposto de Renda levou a Receita Federal a emitir um alerta para os contribuintes.

Geralmente, esses e-mails, que se fazem passar pela Receita Federal, informam aos destinatários que têm alguma pendência relacionada à declaração do ano anterior e pedem que a pessoa acesse um link fornecido na mensagem para resolver o problema. Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para o site dos golpistas.

De acordo com Cláudio Affonso de Andrade, auditor da Receita Federal, a regra básica para evitar fraudes é prestar atenção a um detalhe importante: os e-mails legítimos da Receita Federal não contêm links.

Golpe-imposto-de-renda
Golpe no Imposto de renda (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, ele ressalta que, se houver qualquer dúvida, as pessoas devem acessar o portal e-CAC, o serviço de atendimento ao contribuinte na internet.

Segundo Cláudio, “Os e-mails legítimos da Receita Federal nunca contêm links para acesso. Portanto, se você receber um e-mail com um link, desconfie imediatamente e ignore a mensagem. Não clique no link em hipótese alguma, pois ele pode instalar algum software malicioso em seu computador.”

Para se cadastrar no e-CAC, basta acessar o site da Receita Federal e seguir as instruções passo a passo. O portal contém todas as informações tributárias de cada contribuinte em um só lugar.

Os golpistas também usam a suposta restituição como uma tática para atrair vítimas. Eles criam valores fictícios e exorbitantes, que supostamente foram restituídos por meio de PIX, e fornecem um link. Algumas vezes, eles até citam uma suposta lei federal que permite a devolução do imposto pago. No entanto, tudo isso faz parte do golpe.

Golpe-IRPF
Golpe IRPF (Foto: Reprodução/Internet)

Medidas para se proteger do golpe relacionado ao Imposto de Renda

  • Nunca clique em links, mesmo que a mensagem pareça ser da Receita Federal. Se você receber um e-mail suspeito, exclua-o imediatamente.
  • Nunca abra arquivos anexados a e-mails. Esses arquivos geralmente contêm programas executáveis que podem danificar o seu computador ou capturar informações confidenciais.
  • Para verificar se há alguma pendência em relação ao seu CPF ou Imposto de Renda, acesse o portal do contribuinte (e-CAC) com seu login e senha.
  • Para consultas, download de programas, alterações de informações, esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, acesse a página oficial da Receita Federal ou procure uma unidade de atendimento próxima a você.

 

Espera...