Como investir no mercado financeiro? [GUIA COMPLETO]
O brasileiro não tem educação financeira.
Anúncios
Infelizmente essa é uma triste realidade que pode acabar refletindo muito negativamente na gestão do seu próprio dinheiro quando adulto.
Outro costume que o brasileiro também não adquiriu ao longo dos anos é a de saber como investir no mercado financeiro. Você investe? Se não, por que?
Muitos brasileiros não investem no mercado financeiro por inúmeras questões, dentre elas, desconhecimento, medo, e sobretudo porque acreditam que a rentabilidade não é atrativa, e quando é, o risco de perda é alto.,
Efetivamente alguns fatores acabam atrelados, por exemplo, alta rentabilidade, alto risco, ainda temos a questão da liquidez e outras tantas questões que é até mesmo compreensível quem prefere deixar o dinheiro na poupança e pronto.
E você sabia? A poupança é um tipo de investimento.
É um dos mais populares, um dos que apresentam menor rentabilidade, mas é altamente segura.
Todavia, por conta dos baixos retornos, se você tem buscado outras alternativas de investimento reuni aqui tudo o que você precisa saber para começar a investir no mercado financeiro. Vem comigo?
Como investir no mercado financeiro?
Entenda a importância de ser um investidor
Se você quer começar a investir deve saber exatamente qual a importância disso, não é?
Afinal, saber a importância e o papel de ser um investidor é fundamental para que você efetivamente comece a investir.
Mas afinal, qual a importância de investir?
Essa deve ser a sua pergunta nesse exato momento, mesmo que você tenha uma ideia da resposta. Bom, vamos lá.
Todos nós temos metas e sonhos que gostaríamos de realizar e veja, a maioria deles acaba demandando de recursos financeiros.
Comprar uma casa, um imóvel, fazer uma viagem dos seus sonhos.
Todos os nossos sonhos demandam de recursos financeiros, se não todos, a grande maioria.
Como apenas juntar dinheiro e deixá-lo no banco não é um opção tão rentável, visto a desvalorização que o dinheiro sofre, há a opção de investirmos.
É por meio do investimento que podemos colocar o nosso dinheiro para multiplicar e conseguimos mais rapidamente alcançarmos os nossos sonhos.
O que acontece é o seguinte, com a inflação o dinheiro perde o seu poder de compra com o passar dos anos.
Por isso que muito se fala sobre o que era possível comprar com cinquenta reais antes e o que é possível comprar hoje.
O dinheiro que você está guardando passa por esse mesmo processo de desvalorização e como uma forma de manter o seu poder de compra você pode investi-lo.
Além de manter o seu poder de compra você ainda estará aumentando aos poucos os seus recursos.
Quero entrar para o mundo dos negócios
Depois dessas breves explanações é bem provável que você esteja pensando em como investir no mercado financeiro.
Se você quer começar hoje a investir é preciso ter algumas coisas em mente, a primeira delas é que você não precisa de grandes quantias de dinheiro para começar a investir no mercado financeiro.
Pelo contrário, você pode comprar um título do Tesouro Direto por apenas trinta reais.
Você não precisa de muito para realizar o seu primeiro investimento, mas da mesma maneira de nada adianta investir duzentos reais de uma única vez.
Mais do que o valor que você investe, você deve se preocupar com a sua constância.
Investindo regularmente você regularmente estará ganhando e fazendo o seu dinheiro multiplicar.
Além da constância dos seus investimentos é preciso que você tenha em mente quais são seus objetivos e metas.
Ter uma meta para o que você tem investido vai te motivar ainda mais a poupar e a conhecer o cenário atual para melhorar a sua carteira de investimento.
Conhecer o cenário atual
Se você quer começar a investir deve conhecer muito bem o cenário econômico atual porque afinal é ele quem determina e muito bem o quanto você vai receber pelos seus investimentos.
Para quem está querendo começar a investir agora, o Brasil está particularmente em um momento único, onde depois de um longo período de alta taxa de juros temos um cenário de redução significativa desse indicador, além das reformas previdenciária e tributária.
Além disso, para os novos investidores é preciso considerar também o próprio mercado financeiro para escolher quais são as melhores opções de investimento e quais são as mais atrativas para o seu perfil.
Conheça o seu perfil de investidor
Para te ajudar a como investir no mercado financeiro, é preciso determinar qual o seu perfil para buscar os melhores investimentos.
Podemos dividir os investidores em três perfis diferentes.
São eles, os investidores tradicionais ou conservadores, os investidores moderados ou arrojados e os investidores totalmente ousados.
Se você é um investidor conversador ou tradicional não deve gostar de correr riscos e por isso acaba apostando em investimentos mais seguros, mas com baixa rentabilidade.
Investidores de perfil moderado buscam um equilíbrio entre o risco e a rentabilidade do investimento.
Por fim, o investidor ousado está disposto a correr riscos por um ganho maior.
Não é indicado começar no mercado financeiro como um investidor ousado, a menos que você tenha um excelente conhecimento econômico.
Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]