Publicidade

LTN: o que é, como funciona e qual a rentabilidade

Por:

Publicidade

LTN
Fonte: Google

Você certamente já deve ter ouvido falar dos títulos do Tesouro Direto, são um dos investimentos mais apreciados entre os brasileiros.

Mas e as Letras do Tesouro Nacional (LTN)?

Você saberia dizer o que é e como funciona esse tipo de investimento? Não? Vamos conversar sobre isso no post de hoje.

Caso queira saber mais sobre o Tesouro Direto, temos um artigo sensacional que poderá te ajudar.

EU QUERO

Antes de darmos continuidade preciso destacar logo de cara que as Letras do Tesouro Nacional são uma excelente alternativa de investimento para investidores que buscam opções para o médio prazo.

Então se você busca uma opção de investimento de médio prazo pode obter um bom retorno com as LTN.

Apesar de se configurar como um título de investimento cada vez mais popular comumente muitos investidores ainda se questionam sobre o que vem a ser a LTN ou o que são as Letras do Tesouro Nacional. O fato é que desde 2015 esse título teve o seu nome alterado para Tesouro Prefixado, assim como outras letras do Tesouro que foram renomeadas. Ou seja, você não vai mais encontrar LTN apenas títulos do Tesouro Prefixado que significa exatamente a mesma coisa.

Aqui usarei ambos os nomes para que você possa criar uma ideia de que se trata da mesma coisa, mas lembre-se que quando for comprar os seus títulos procure unicamente apenas por Tesouro Prefixado.

Apesar dos nomes recebidos, as Letras do Tesouro Nacional são tidas com um investimento rentável e seguro para o investidor.

Para você ter uma ideia da segurança desse tipo de investimento muitos investidores de perfil conservador estão trocando a caderneta de poupança pelas LTN obtendo com isso rendimentos melhores no médio e longo prazo.

Além da LTN, existem outros inúmeros títulos do Tesouro que tem o intuito de atender aos mais diferentes objetivos do investidor.

De qualquer maneira, hoje focaremos sobretudo nas Letras do Tesouro Nacional.

No que consiste as Letras do Tesouro Nacional?

As Letras do Tesouro Nacional (LTN) são um dos títulos do Tesouro Direto que são comercializados pelo Governo Federal e assegurados pelo Tesouro Nacional.

Consiste em um dos investimentos com menor risco do país uma vez que o emissor é um dos mais respeitados do mercado financeiro, ou seja, o governo.

Como a nova nomenclatura sugere (Tesouro Prefixado) esse título possui a sua rentabilidade conhecida no momento de compra dos títulos.

Em outras palavras, esse indicador de rentabilidade não está atrelado a nenhum índice econômico volátil. “Mas como assim?”

Por exemplo, vamos imaginar que você adquiriu títulos do Tesouro Prefixado com rentabilidade de doze por cento ao ano.

Não importa quais sejam as alterações econômicas sofridas no tempo de vencimento do seu título, ele continuará a render doze por cento ao ano, ou um por cento ao mês.

Isso o difere dos títulos do Tesouro IPCA+, por exemplo que está atrelado a inflação.

Os títulos do Tesouro Direto Prefixado acabam sendo escolhidos pelos investidores sempre que o mesmo acredita que os rendimentos por meio da taxa Selic (a taxa básica de juros) assim como a taxa inflacionária (o IPCA) será menor que o índice prefixado ao seu investimento no momento de compra dos seus títulos.

De fato acaba sendo uma opção indicada para os investidores mais conservadores.

As Letras do Tesouro Nacional são um dos vários tipos de investimento dentro do Tesouro Direto que possuem uma boa rentabilidade.

Mas o único com rentabilidade unicamente fixa, ou seja, através do investimento nesse tipo de ativo se faz possível ter uma previsão bem assertiva acerca do retorno que será possível com o investimento.

LTN: indicada para quem?

A LTN consiste em um investimento que não traz grandes surpresas para o investir sejam elas positivas ou não e assim sendo ele não será pego desprevenido quanto ao retorno ou eventuais perdas do seu investimento. Ou seja, acaba sendo um título indicado sobretudo para investidores que buscam alternativas seguras para compor a sua carteira de investimentos e para investidores iniciantes que ainda não dominam bem o mercado financeiro.

Como vimos, com esse tipo de investimento se faz possível prever o retorno obtido e pode ser uma opção para conservadores.

Funcionamento das LTN

Quanto a funcionalidade ou dinâmica de funcionamento das Letras do Tesouro Nacional acaba sendo bem simples entendê-la.

O Tesouro Direto do qual as LTN fazem parte possuem uma gama interessante de títulos.

Esses buscam agradar os mais diferentes investidores e tem como objetivo base arrecadar recursos para o financiamento de atividades do Governo Federal.

As LTN ou Tesouro Prefixado consiste na única letra de investimento do Tesouro Direto que conta com rentabilidade totalmente prefixada.

Como vimos você saberá exatamente quanto terá de retorno longo no início, na compra dos seus títulos.

É um excelente ativo para quem busca investimentos de médio prazo (de três a seis anos).

Acaba sendo uma interessante opção de investimento uma vez que não importa as alterações do mercado financeiro você terá um retorno garantido.

Especialistas garantem que as LTN acabam sendo alternativas indicadas sobretudo para períodos de crise.

Vale destacar a essa altura que uma crise econômica dá vários sinais antes de efetivamente ocorrer, dando aos investidores chances de se preparar para tal.

Quer saber mais sobre as taxas?

EU QUERO

 

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas