Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre Tesouro Direto Prefixado

Por:

Fonte: Google
Publicidade

Quando pensamos em investimento o Tesouro Direto acaba sendo uma das opções mais requisitadas pelos brasileiros, ficando par a par com a poupança que é hoje o investimento sob o qual mais o brasileiro investe.

Hoje quero falar contigo sobre o Tesouro Direto Prefixado, o único título do Tesouro que possui o seu rendimento totalmente prefixado, ou pré determinado.

Os títulos do Tesouro Direto foram criados com o objetivo de facilitar a venda e a compra de títulos públicos e fomentar a arrecadação de recursos para o Governo Federal.

Os recursos capitaneados são utilizados para financiar as iniciativas do governo.

Para o investidor acaba sendo uma maneira de investir em um fundo com bom rendimento e que, além disso, ainda estará contribuindo para o desenvolvimento de seu país.

Mas deixemos de rodeios e vamos conhecer um pouco mais sobre as principais características do Tesouro Direto Prefixado.

Primeiras impressões sobre o Tesouro Direto Prefixado

Quando investidores iniciantes decidem fazer um investimento, a segurança quanto a rentabilidade acaba sendo um critério importante na horta de decidir para onde destinar os seus recursos.

Por isso, visando atender justamente aqueles investidores de perfil mais conservador, o Tesouro Direto possui um título que é unicamente prefixado, ou seja, sua rentabilidade se faz pré determinada e o investidor tem pleno conhecimento do retorno a ser obtido sobre o capital aplicado.

Quando você decide investir através da compra de títulos do Tesouro Direto pode escolher entre vários tipos de títulos, mas apenas o Tesouro Prefixado apresenta uma rentabilidade que não se altera ao longo do tempo.

Por conta justamente dessa segurança e estabilidade muitos investidores tradicionais estão abandonando a caderneta de poupança para investir nessa opção.

Com o Tesouro Direto Prefixado o investidor tem conhecimento sobre o retorno que terá na data de vencimento do seu título.

Em outras palavras, a taxa de retorno acaba sendo estabelecida no momento da compra dos títulos e independente do cenário econômico ela não se altera.

Por exemplo, se você comprou títulos do Tesouro Direto Prefixado com rendimento de doze por cento ao ano, independente de eventuais oscilações no mercado financeiro, o seu retorno está assegurado e continuará sendo de doze por cento ao final de um ano.

Essa opção de investimento acaba sendo uma alternativa sobretudo para investidores que acreditam que o desempenho de índices como a inflação ou a taxa básica de juros, a Selic, será menor que a taxa prefixada em seus títulos.

O Tesouro Direto Prefixado acaba sendo o único dos títulos do Tesouro Direto a ter sua rentabilidade inteiramente pré determinada.

O mesmo não causa nenhum tipo de surpresa para o investidor tanto positiva quanto negativa em relação ao retorno do seu capital.

Segurança é um dos pontos fortes do Tesouro Direto Prefixado

Uma das principais características positivas do Tesouro Direto acaba sendo a segurança desse investimento.

Primeiramente o investidor não está submisso às alterações que constantemente afetam o cenário econômico e da mesma maneira está investindo em um título assegurado pelo Tesouro Nacional, ou seja, ele está assegurado duas vezes, por assim dizer.

Além disso, há outras vantagens quanto ao investimento no Tesouro Direto Prefixado que devem ser de conhecimento do investidor que está buscando uma alternativa para aplicação do seu capital.

Uma das principais vantagens desse investimento acaba sendo a liberdade que o investidor tem para vender os seus títulos antes do vencimento dos mesmos.

Os títulos quando adquiridos possuem uma data de vencimento que consiste na data na qual o investidor poderá fazer o resgate de seu capital corrigido.

Apesar dessa data de vencimento o investidor está livre para realizar a venda quando quiser, caso surja uma emergência, entretanto, se faz fundamental analisar todo o cenário econômico antes de optar pela venda antecipada uma vez que ela pode resultar em perdas quando não realizada de maneira estratégica.

Outra vantagem interessante que vale a pena mencionar acaba sendo que para começar a investir no Tesouro Direto Prefixado você não precisa de muito, pelo contrário, aliás.

Você pode comprar títulos a partir de apenas trinta e três reais.

Você certamente nunca imaginou que fosse assim tão barato começar a investir, não é mesmo?

Quem deve investir no Tesouro Direto Prefixado?

Os títulos do Tesouro Direto Prefixado tem indicação para investidores iniciantes e também para investidores experientes, mas que adotam a linha conservadora em seus investimentos, ou seja, não abrem mão da segurança por um retorno maior.

O Tesouro Direto Prefixado também acaba sendo indicado sobretudo para investidores que buscam uma alternativa rentável e igualmente segura para investimentos de médio e longo prazo.

Sendo uma interessante alternativa para quem está buscando formar uma reserva de emergência.

Para investir nesse tipo de título você pode optar por adquiri-los tanto por meio de bancos que trabalham com a sua venda como por meio de uma corretora de valores.

Dentro do cenário de investimentos a corretora de valores te dá um leque maior de possibilidades permitindo que você invista em outras opções de investimento posteriormente além do Tesouro Prefixado, por exemplo.

Existem outras opções de investimento que também são bacanas, quer saber mais?

EU QUERO!

 

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas