Publicidade

Letra de Crédito do Agronegócio: tudo sobre o assunto

A Letra de Crédito do Agronegócio é investimento de renda fixa que tem o objetivo de obter recursos para financiar o setor agrícola. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Por:

Letra de Crédito do Agronegócio
Fonte: Google
Publicidade

Você sabe o que é LCA?

A Letra de Crédito do Agronegócio é uma opção interessante de investimento que você deve considerar para variar a sua carteira de investimento.

Vamos conhecer um pouco sobre essa modalidade de investimento?

Se analisarmos o cenário econômico presente, temos uma vasta opção de investimentos que são seguros, com considerável rentabilidade.

E que se apresentam como uma alternativa interessante para os investidores mais conservadores que desejam deixar o investimento na caderneta de poupança de lado.

Uma dessas opções sem dúvida alguma é a Letra de Crédito do Agronegócio, a LCA.

O que é Letra de Crédito Do Agronegócio?

Entender a dinâmica de investimento por meio da Letra de Crédito Do Agronegócio é fácil.

Assim como nós, os bancos e outras instituições precisam de recursos para manter as suas atividades e igualmente para desenvolver novos projetos.

Para arrecadar recursos para suas iniciativas e projetos, é feito a emissão e a vendas desses títulos.

As instituições públicas ou privadas administram e comercializam esses títulos.

Os recursos captados direcionados ao agronegócio por isso o nome.

Resumidamente o emissor dos títulos faz a sua comercialização e o capital obtido por meio dessa venda é direcionado, nesse caso, especialmente ao agronegócio.

Caso você esteja pesquisando opções de renda por meio da LCA, tome cuidado para não a confundir com a LCI, que é a Letra de Crédito Imobiliário e funciona basicamente da mesma maneira, mas os recursos obtidos são destinados ao setor imobiliário.

Você precisa conhecer o agronegócio

Se estamos falando de investir por meio da Letra de Crédito do Agronegócio é fundamental entendermos o conceito de agronegócio.

Muitas pessoas erroneamente restringem o agronegócio apenas a pecuária, mas o setor vai muito além disso.

O agronegócio, também conhecido como agrobusiness vai muito além da pecuária e da agricultura e envolve todos os setores ligados à sua cadeia produtiva, como, por exemplo, aos fornecedores de insumos, sementes, serviços, maquinário e equipamentos.

Com o investimento na Letra de Crédito do Agronegócio você estará optando por uma alternativa altamente rentável, segura e estará fomentando o setor agrícola nacional.

Antes que você se pergunte sobre qual a vantagem para os bancos que trabalham com LCA, vamos lá.

Para os bancos essa modalidade de investimento é altamente rentável tão como é para você.

Isso porque assim como você recebe juros para o valor investido, ao disponibilizar para o agricultor os bancos também recebem juros pelo investimento.

Entre o valor que o banco paga e o valor que ele recebe está o lucro da instituição.

Letra de Crédito do Agronegócio rentabilidade

Apesar de haver uma significativa diferença entre o valor cobrado pelo banco e o valor pago a você que é quem realmente detêm o capital, a LCA é uma opção interessante e rentável de investimento.

Vamos ver um pouco sobre a rentabilidade da Letra de Crédito do Agronegócio?

A rentabilidade da LCA está quase sempre atrelada ao CDI, o Certificado de Depósito Interbancário e a depender do prazo de investimento o banco paga um percentual sobre o CDI.

Quanto maior for o prazo do seu investimento maior será o percentual do CDI que o banco está disposto a pagar ao investidor.

Para que você tenha ideia, algumas instituições financeiras estão dispostas a pagar cerca de noventa e três por cento do CDI, e o valor oferecido por cada uma delas varia bastante, por conta disso é fundamental pesquisar muito antes de adquirir suas LCA’s.

A título de curiosidade o CDI foi criado para acompanhar as operações financeiras entre instituições do segmento econômico de curto prazo.

É uma maneira para as instituições manterem um controle de caixa sobre seus depósitos e saques.

Como posso investir no LCA?

O investimento pela Letra de Crédito do Agronegócio não é difícil, pelo contrário.

O primeiro passo é encontrar a melhor instituição para que você tenha uma rentabilidade elevada nesse tipo de investimento.

Ao encontrar o melhor emissor de LCA você precisa abrir uma conta no banco para a aquisição das suas LCA’s.

Para quem deseja investir por meio da Letra de Crédito do Agronegócio de diferentes instituições, a melhor opção é investir por meio de uma corretora afinal não é viável abrir uma conta em cada instituição financeira.

A contratação pode inclusive oferecer um ótimo serviço de suporte para quem está começando a investir.

Vantagens dessa modalidade de investimento

Vamos recapitular as principais vantagens do investimento por meio da Letra de Crédito do Agronegócio?

A mais conhecida vantagem da LCA é apresentar um rendimento superior à da poupança, mantendo a sua segurança, além disso, não possui incidência de IOF, Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros e IR, Imposto de Renda.

Do outro lado da ponta, o LCA é uma excelente ferramenta de fomento e incentivo ao agronegócio.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas