Publicidade

Letra de Crédito Imobiliário: veja o que é e como funciona

A Letra de Crédito Imobiliário é uma opção de investimento em renda fixa que levanta recursos para o investimento na área de imobiliária! Entenda como funciona:

Por:

Publicidade

Letra de Crédito Imobiliário

Você já ouvir falar de Letra de Crédito Imobiliário?

Apesar de ser uma opção de investimento de renda fixa, acaba sendo uma alternativa interessante para diversificar a sua carteira de investimento.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a LCI?

A primeira impressão da Letra de Crédito Imobiliário ou LCI

Essa modalidade de investimento é segura para o investidor e da mesma forma não traz para ele grandes surpresas no momento do resgate de seu investimento.

Isso porque é uma modalidade de investimento de renda fixa, ou seja, você sabe exatamente quanto o seu investimento vai render no prazo determinado.

Caso invista no modelo híbrido é possível ter uma ideia desse rendimento.

Investidores que optam pelo investimento na Célula de Crédito Imobiliário como a LCI também pode ser encontrada podem optar tanto pelo rendimento pré fixado quanto pós fixado.

No caso do investimento com rendimento pós fixado ele está atrelado a um percentual do CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário.

De modo geral, o investimento por meio da Letra de Crédito Imobiliário é uma opção interessante tanto para quem busca diversificar a sua carteira de investimentos quanto para quem busca uma alternativa com rendimentos superiores aos da poupança.

Por esse e outros motivos, vale a pena reservar alguns minutos para conhecer um pouco mais sobre o LCI e como ele funciona, eu fiz questão de trazer para você tudo bem exemplificado e de fácil compreensão.

O que é Letra de Crédito Imobiliário?

A Letra de Crédito Imobiliário é uma opção de investimento que tem como principal objetivo levantar recursos para o investimento na área de imobiliária.

Por exemplo, o Tesouro Direto é um investimento administrado pelo Governo Federal e seu objetivo é arrecadar recursos para o investimento em áreas como saúde e educação, não é mesmo? No caso do LCI, a premissa é a mesma.

Todavia, os recursos arrecadados aplicam-se no setor imobiliário.

Por exemplo, para que você tenha uma ideia, ao realizar ou solicitar um empréstimo para a aquisição de um imóvel os recursos são advindos deste fundo.

O fundo da LCI é destinado a fomentar o financiamento imobiliário e as iniciativas de reforma e construção.

Você deve estar se perguntando agora quem é responsável pelos títulos de LCI e isso varia muito.

Por exemplo, a Letra de Crédito Imobiliário pode ser emitida tanto por bancos públicos quanto privados bem como podem ser emitidos por instituições múltiplas, comerciais e correlatos.

Claro, desde que sejam autorizadas pelo Banco Central a gerirem ações de crédito imobiliário.

Todos os títulos de LCI devem estar registrados no Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados, a Cetip.

A central foi criada em 1984 seu objetivo é tornar a venda desses títulos mais eficiente e igualmente mais transparente.

Ao pesquisar sobre as melhores opções de Letra de Crédito Imobiliário para você tenha cuidado apenas para não confundir com a LCA, que é a sigla de Letra de Crédito do Agronegócio.

Como funciona o investimento por meio da Letra de Crédito Imobiliário?

A dinâmica de funcionamento da Letra de Crédito Imobiliário é fácil de entender, veja.

Para que possamos realizar as mais diversas atividades dentro do setor financeiro, como, por exemplo, a aquisição de bens, precisamos de recursos.

Muitas vezes esses recursos são advindos de empréstimos que solicitamos junto as instituições financeiras.

No caso dos bancos a premissa é a mesma.

Eles precisam de recursos para financiar as suas atividades e é ai que entra a Letra de Crédito Imobiliário.

O banco comercializa esses títulos para arrecadar recursos para as suas atividades que podem incluir até mesmo o financiamento de imóveis.

Ao adquirir esses títulos você está investimento na LCI.

“Mas qual a vantagem disso para os bancos?”

Essa deve ser a sua pergunta nesse exato momento e a resposta é simples, da mesma forma que você investe na Letra de Crédito Imobiliário visando justamente o rendimento desse investimento, o banco usa esse recurso para disponibilizá-lo aos interessados em troca de um percentual de juros.

Entre o percentual de juros que o banco paga para você e o que ele recebe, está o seu rendimento, o quanto ele ganha com essa forma de investimento.

Apesar de você receber um percentual bem menor do que o recebido pelo banco essa opção de investimento é segura e sobretudo bem rentável.

Na aquisição dos seus títulos você assina um contrato.

Nesse contrato está todas as principais informações do seu investimento, tais como prazo e a sua rentabilidade.

Entendendo a rentabilidade da LCI

Podemos definir a rentabilidade do LCI como pré fixada, pós fixada ou híbrida.

No caso da pré fixada o investidor sabe exatamente quanto vai receber ao final do contrato.

A rentabilidade pós fixada só permite ao investidor saber os seus rendimentos no momento de seu resgate.

Mas você tem uma ideia uma vez que essa rentabilidade é indexada a um indicador.

No híbrido há uma junção de ambos os modelos, tendo a sua rentabilidade atrelada a um indicador variável como o IPCA, por exemplo, acrescido de um índice definido em contrato.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas