Publicidade

Investir em imóveis: tudo o que você precisa saber!

Investir em imóveis é um negócio que tem se tornado cada vez mais estável e com excelentes retornos, além de ser uma forma de construir um patrimônio!

Por:

Publicidade

investir em imóveis

Sabemos que investimentos são excelentes formas de nos prepararmos para o futuro incerto que nos aguarda.

Uma das maneiras mais comuns e tradicionais de investimento é investir em imóveis.

Mas afinal, será que é realmente uma opção vantajosa? Será que vale a pena? Se sim, como começar a investir em imóveis?

Por um imóvel ser um bem caro, sabemos que não é algo que vamos investir assim da noite para o dia, mas que pode sim com o tempo ser uma alternativa interessante de investimento que vale a pena considerarmos quando temos recursos para tanto.

Vamos conversar um pouco sobre isso?

O atual cenário econômico, político e social do nosso país pede atenção e não podendo ser diferente os investidores se perguntam se estamos em um bom momento para investir em imóveis.

A resposta é que com conhecimento e sabendo exatamente como o mercado imobiliário funciona você pode sim investir em no segmento imobiliário em qualquer momento e se dar bem com isso. Vem comigo que eu vou te mostrar como.

A tradição de investir em imóveis

Durante os anos de oitenta e noventa com a hiperinflação, para evitar ter o seu patrimônio perdido era comum o investimento em imóveis como uma forma de mantê-lo sem perdas com o transcorrer dos anos.

Daí vem a tradição do brasileiro em investir em imóveis.

Mesmo hoje, trinta anos depois o número de pessoas que buscam melhorar o seu patrimônio por meio de imóveis é elevado e isso se justifica principalmente porque um imóvel pode trazer rendimentos muito superiores a outras formas de investimento, como a renda fixa da poupança ou investimentos de maior risco, por exemplo.

Entendendo o investimento imobiliário

Quando pensamos em investimento estamos nos referindo ao emprego de um determinado bem ou quantidade em dinheiro com o objetivo de obter um retorno financeiro maior do que o inicialmente colocado.

Esse retorno pode ser tanto fixo, ou seja, você sabe exatamente quanto o seu investimento está rendendo e quanto vai ser o seu retorno para você quando desejar resgata-lo.

Mas também há os rendimentos variáveis que dependem de inúmeros fatores para serem determinados, como, por exemplo, o cenário econômico atual.

Quando pensamos em investir em imóveis o mesmo pode ser entendido tanto como um investimento de renda fixa como de renda variável. Veja, eu vou te explicar.

Se você adquiri um imóvel e pretende aluga-lo você terá com isso um investimento de renda fixa onde você sabe exatamente quanto vai entrar por aquele investimento.

Enquanto você mantém o imóvel alugado é impossível determinar quanto ele vai se valorizar ao longo do tempo, o que é um processo natural que ocorre tanto com casas, quanto apartamentos e terrenos.

Eles se valorizam ao longo do tempo e é impossível determinar qual vai ser essa valorização em termos monetários.

Dessa forma temos aqui um cenário no qual a renda se torna variável.

Se você por outro lado não possui condições de comprar um imóvel propriamente dito pode investir em ações de um fundo imobiliário que a depender das condições de investimento podem ser tanto variáveis quanto fixas.

Investir em imóveis em 2020 vale a pena?

O segmento imobiliário estava começando a se aquecer.

O ano de 2020 prometia um cenário mais favorável e esperava-se que pequenos investidores pudessem lucrar com ações em incorporadoras.

Estava tudo preparado e o ano finalmente daria ao setor imobiliário condições melhores do que os últimos anos.

O ano enfim começou e veio a pandemia do novo coronavírus que acabou fazendo com que os motores do segmento desligasse e de fato permanecem frios por mais tempo.

A partir desse cenário vale a pena investir em imóveis?

Sendo realmente sincero com você, o cenário não é dos melhores.

De fato, não é possível fazer grandes projeções para quanto tudo isso acabar.

Isso porque, a situação ímpar em que estamos vivendo em todos os aspectos.

Alguns especialistas acreditam que podemos voltar a nossa vida ao novo normal daqui alguns meses ou talvez até um ano.

Mas nem por isso vamos sair por aí comprando imóveis pela insegurança do cenário econômico que precisará de bem mais tempo para se reestruturar.

Outros especialistas por sua vez acreditam que o setor imobiliário após a pandemia será um dos motores que puxaram a economia para cima.

Infelizmente não é possível determinar qual o cenário mais provável, mas ainda assim tenho uma opção para você que pelo menos até o momento os especialistas acreditam que vai se concretizar desta forma.

Se você está pensando em como investir em imóveis durante a pandemia ou assim que ela passar, tenho uma boa notícia para você.

O mercado aponta que o setor que se recuperará mais rápido do que estamos vivemos agora são os fundos imobiliários e as ações de incorporadoras que comentei no início.

Com base em um histórico do que acontece após períodos de crise, os ativos naturalmente voltam a se valorizar.

Dessa forma, o melhor momento para adquiri-los é ainda durante a quarentena imposta pela pandemia.

Gostou de saber mais sobre como Investir em imóveis?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas