Publicidade

Como investir no mercado financeiro? [GUIA COMPLETO]

Já pensou em investir, mas não sabe por onde começar e nem como? Aqui, vamos te mostrar os principais passos para começar a investir no mercado financeiro e como ele pode ser promissor!

Por:

Publicidade

como investir no mercado financeiro

O brasileiro não tem educação financeira.

Infelizmente essa é uma triste realidade que pode acabar refletindo muito negativamente na gestão do seu próprio dinheiro quando adulto.

Outro costume que o brasileiro também não adquiriu ao longo dos anos é a de saber como investir no mercado financeiro. Você investe? Se não, por que?

Muitos brasileiros não investem no mercado financeiro por inúmeras questões, dentre elas, desconhecimento, medo, e sobretudo porque acreditam que a rentabilidade não é atrativa, e quando é, o risco de perda é alto.,

Efetivamente alguns fatores acabam atrelados, por exemplo, alta rentabilidade, alto risco, ainda temos a questão da liquidez e outras tantas questões que é até mesmo compreensível quem prefere deixar o dinheiro na poupança e pronto.

E você sabia? A poupança é um tipo de investimento.

É um dos mais populares, um dos que apresentam menor rentabilidade, mas é altamente segura.

Todavia, por conta dos baixos retornos, se você tem buscado outras alternativas de investimento reuni aqui tudo o que você precisa saber para começar a investir no mercado financeiro. Vem comigo?

Como investir no mercado financeiro?

Entenda a importância de ser um investidor

Se você quer começar a investir deve saber exatamente qual a importância disso, não é?

Afinal, saber a importância e o papel de ser um investidor é fundamental para que você efetivamente comece a investir.

Mas afinal, qual a importância de investir?

Essa deve ser a sua pergunta nesse exato momento, mesmo que você tenha uma ideia da resposta. Bom, vamos lá.

Todos nós temos metas e sonhos que gostaríamos de realizar e veja, a maioria deles acaba demandando de recursos financeiros.

Comprar uma casa, um imóvel, fazer uma viagem dos seus sonhos.

Todos os nossos sonhos demandam de recursos financeiros, se não todos, a grande maioria.

Como apenas juntar dinheiro e deixá-lo no banco não é um opção tão rentável, visto a desvalorização que o dinheiro sofre, há a opção de investirmos.

É por meio do investimento que podemos colocar o nosso dinheiro para multiplicar e conseguimos mais rapidamente alcançarmos os nossos sonhos.

O que acontece é o seguinte, com a inflação o dinheiro perde o seu poder de compra com o passar dos anos.

Por isso que muito se fala sobre o que era possível comprar com cinquenta reais antes e o que é possível comprar hoje.

O dinheiro que você está guardando passa por esse mesmo processo de desvalorização e como uma forma de manter o seu poder de compra você pode investi-lo.

Além de manter o seu poder de compra você ainda estará aumentando aos poucos os seus recursos.

Quero entrar para o mundo dos negócios

Depois dessas breves explanações é bem provável que você esteja pensando em como investir no mercado financeiro.

Se você quer começar hoje a investir é preciso ter algumas coisas em mente, a primeira delas é que você não precisa de grandes quantias de dinheiro para começar a investir no mercado financeiro.

Pelo contrário, você pode comprar um título do Tesouro Direto por apenas trinta reais.

Você não precisa de muito para realizar o seu primeiro investimento, mas da mesma maneira de nada adianta investir duzentos reais de uma única vez.

Mais do que o valor que você investe, você deve se preocupar com a sua constância.

Investindo regularmente você regularmente estará ganhando e fazendo o seu dinheiro multiplicar.

Além da constância dos seus investimentos é preciso que você tenha em mente quais são seus objetivos e metas.

Ter uma meta para o que você tem investido vai te motivar ainda mais a poupar e a conhecer o cenário atual para melhorar a sua carteira de investimento.

Conhecer o cenário atual

Se você quer começar a investir deve conhecer muito bem o cenário econômico atual porque afinal é ele quem determina e muito bem o quanto você vai receber pelos seus investimentos.

Para quem está querendo começar a investir agora, o Brasil está particularmente em um momento único, onde depois de um longo período de alta taxa de juros temos um cenário de redução significativa desse indicador, além das reformas previdenciária e tributária.

Além disso, para os novos investidores é preciso considerar também o próprio mercado financeiro para escolher quais são as melhores opções de investimento e quais são as mais atrativas para o seu perfil.

Conheça o seu perfil de investidor

Para te ajudar a como investir no mercado financeiro, é preciso determinar qual o seu perfil para buscar os melhores investimentos.

Podemos dividir os investidores em três perfis diferentes.

São eles, os investidores tradicionais ou conservadores, os investidores moderados ou arrojados e os investidores totalmente ousados.

Se você é um investidor conversador ou tradicional não deve gostar de correr riscos e por isso acaba apostando em investimentos mais seguros, mas com baixa rentabilidade.

Investidores de perfil moderado buscam um equilíbrio entre o risco e a rentabilidade do investimento.

Por fim, o investidor ousado está disposto a correr riscos por um ganho maior.

Não é indicado começar no mercado financeiro como um investidor ousado, a menos que você tenha um excelente conhecimento econômico.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas