Financiamento imobiliário Caixa: passo a passo
Anúncios
A compra da casa própria é um sonho para grande parte dos brasileiros e de fato é por meio da casa própria que conquistamos nossa independência e damos início a construção da nossa família.
Se você está começando a pensar em comprar a sua casa própria o financiamento imobiliário da Caixa é o mais requisitado.
Por ser um dos financiamentos mais utilizados pela grande parte das pessoas que estão saindo do aluguel e comprando a casa própria, resolvi trazer todas as informações que você precisa saber sobre o financiamento imobiliário Caixa.
Financiamento imobiliário Caixa: como funciona?
A Caixa Econômica é um banco completo e oferece aos seus clientes os mais diferentes tipos de financiamento.
São financiamentos para a compra de um imóvel, para venda, para reforma e construção.
Para liberar ou não o valor solicitado a instituição leva em consideração tanto o histórico de crédito do possível comprador bem como a sua renda bruta atual.
Outros fatores que também são avaliados é se o comprador está negativado ou possui registro nos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou Serasa.
Aqui já temos alguns parâmetros sobre o financiamento imobiliário Caixa Econômica.
Se você está negativado ou possui registro nos órgãos de proteção ao crédito dificilmente conseguirá ser aprovado para o financiamento.
Se você igualmente escolheu um imóvel muito caro, no qual as parcelas do financiamento superam trinta por cento da renda bruta familiar também não conseguirá aprovação.
Nesse segundo caso o recomendado é ou aumentar a renda bruta familiar, ou escolher um imóvel mais barato.
Se você está se perguntando aqui qual a taxa de juros do financiamento imobiliário Caixa.
No início do ano, a Caixa anunciou que o financiamento imobiliário pela instituição possibilitaria ser com base em uma taxa de juros fixa que estaria em torno de oito a nove por cento.
Mas para que você tenha uma ideia exata de como seria o seu financiamento, o site da Caixa Econômica apresenta um simulador habitacional.
O simulador habitacional da instituição permite que você tenha uma boa ideia de como seria o financiamento pela Caixa.
Mas o primeiro passo para o financiamento imobiliário Caixa é a escolha do imóvel
Para esse primeiro passo é preciso que você encontre o imóvel que você deseja adquirir, pode ser tanto casa quando apartamento e pode ser um imóvel novo, usado ou na planta. Não importa.
A partir da escolha do imóvel
Assim que você escolhe o imóvel que você deseja adquirir é hora da simulação.
A simulação pela Caixa pode ser feita pelo site da própria instituição com base no valor do imóvel, sua renda e suas informações pessoais.
A partir desse cadastro o sistema mostra para você com base nas suas informações qual seria o valor pago por você e outras informações pertinentes para que você possa determinar se pode ou não arcar com o financiamento imobiliário nessas condições.
O simulador também apresenta outras opções que podem atender ao seu perfil.
Apesar de termos demarcado que atualmente a Caixa Econômica trabalhe com taxa de juros fixa, há outras opções também.
Os juros do financiamento imobiliário Caixa podem ser determinados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, ou ainda pela Taxa Referencial, a TR.
Financiamento imobiliário pela Caixa, próximas etapas
Se você gostou do resultado obtido com a simulação e acredita que é a melhor opção para você, está na hora de se dirigir a uma agência Caixa Econômica para apresentação da documentação.
Essa apresentação pode ser feita tanto para o gerente da unidade quanto para os correspondentes bancários.
Os documentos que devem ser apresentados são o RG, CPF, comprovante de estado civil e comprovante de renda.
Caso você seja casado deve apresentar os documentos do cônjuge.
Após a apresentação dos documentos a Caixa Econômica avaliará se é possível utilizar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, para a compra e qual o melhor tipo de crédito para você.
Ao realizar a avaliação dos documentos vem a etapa de avaliação do imóvel pretendido por você.
A Caixa vai avaliar eventuais pendências ou débitos existentes sobre o pagamento de tributos como o IPTU, bem como vai avaliar as condições físicas do imóvel.
Essa etapa de avaliação é denominada de avaliação de engenharia e a Caixa Econômica realiza a vistoria completa das estruturas físicas do imóvel como instalações elétricas e hidráulicas, bem como pintura e determina se o imóvel está em condições de ser financiado.
Caso o imóvel não esteja, de acordo com a Caixa, em condições de ser financiado, a solicitação do seu financiamento imobiliário será recusado e você terá que escolher um novo imóvel.
Caso o imóvel seja aprovado é hora da assinatura do contrato. Com a assinatura do contrato o mesmo deve ser registrado no cartório para ter validação.
Com a validação do contrato, dentro do prazo determinado nele, o comprador deve realizar o pagamento das parcelas de seu financiamento imobiliário.
Gostou de saber mais sobre o Financiamento imobiliário Caixa?
Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]