Publicidade

Financiamento imobiliário: como escolher o melhor?

Está pensando em financiar a compra de um imóvel, mas não sabe como escolher qual é o melhor financiamento imobiliário? Podemos te ajudar nisso, acompanhe:

Por:

Publicidade

financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é o que torna possível que conquistemos a nossa casa própria, e como sabemos ter a casa própria é um sinal de independência e início da construção da nossa família.

Se você está nesse momento e não sabe como escolher o melhor financiamento imobiliário eu vou te ajudar.

Reuni aqui as principais considerações que você deve ter antes de escolher pelo banco que solicitará o financiamento imobiliário, mas antes disso, resolvi explicar como essa modalidade de compra funciona.

Financiamento imobiliário explicado

A lógica do financiamento imobiliário é fácil de ser entendida.

Você basicamente estará comprando um imóvel com recursos de terceiro e nesse caso os recursos são do banco.

O imóvel estará sendo pago a vista pelo banco e você paga o financiamento mensalmente, por meio de parcelas com tempo de duração pré determinado.

O valor do financiamento é o valor usado para compra do imóvel acrescido pelas taxas de juros e seguro.

O financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: Você escolhe o imóvel que deseja adquirir.

Pode ser tanto um imóvel novo, usado, quanto um imóvel na planta. Não importa.

Ao escolher o imóvel você vai atrás do financiamento imobiliário e vê qual o valor máximo que pode ser financiado.

Alguns empreendimentos permitem que o financiamento contemple o valor total do bem.

Alguns não, e nesse caso é preciso que você arque com a diferença que não pode ser financiada.

Tendo escolhido o imóvel e visto quanto dele pode ser financiado é hora de fazer uma simulação do financiamento imobiliário para ver qual será o valor das parcelas mensalmente pagas por você.

Se as parcelas cabem no seu bolso e você está decidido a adquirir o imóvel é hora de fechar o negócio.

Vamos ver agora o que considerar na hora de determinar qual a empresa ou banco no qual você vai efetivar o financiamento?

O financiamento imobiliário é uma prática comum em muitos bancos e para atrair seus clientes cada um deles apresenta diferenças que precisam ser de conhecimento do comprador para garantir o melhor negócio.

O que considerar para escolher o melhor financiamento imobiliário?

Taxa de juros não deve ser um fator decisivo

É claro que a taxa de juros que você pagará no seu financiamento é muito importante, mas ela não deve ser a única coisa a ser levada em consideração na hora da escolha.

Outros fatores devem fazer parte da sua avaliação como, por exemplo, o tempo para quitação do financiamento, e eventuais programas que podem conforme o pagamento é feito em dia, reduzir o valor das parcelas finais.

Tenha os mesmos parâmetros para nortear a sua avaliação

De fato, para avaliar quais simulações de financiamento imobiliário apresentaram melhor vantagem para você tenha como base os mesmos parâmetros de comparação.

Por exemplo, o valor financiado por cada banco, o tempo para quitação do financiamento, tão como a taxa de juros cobrada.

Um ponto interessante que pode fazer a diferença aqui é ver se alguma das instituições cobre as despesas legais para a compra do imóvel, como, por exemplo, o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, o famoso ITBI, que é uma taxa que deve ser paga no processo de compra e venda de imóveis e deve ser liquidado antes da negociação.

Tenha em mente os pré-requisitos necessários para contratar o financiamento: mesmo que você esteja apenas realizando a simulação do financiamento imobiliário avalie o que o banco pede de pré-requisito para que você possa contratar o financiamento da instituição.

De fato, alguns bancos oferecem uma taxa melhor para o comprador se o mesmo fizer a abertura de um conta corrente na instituição financeira e realizar a portabilidade do seu salário para o banco em questão.

Até ai tudo bem, mas é preciso que você considere que para ter uma conta em qualquer instituição financeira atualmente custa de trinta e cinquenta reais, a depender dos serviços atrelados a conta.

Esses valores devem ser acrescidos a parcela do seu financiamento para fim de comparação com o valor final de outras instituições.

Qual o valor para a avaliação do imóvel

De fato, a avaliação do imóvel é feita pelo banco para determinar qual o valor máximo que pode ser financiado.

É um procedimento comum e cada banco cobra um valor diferente para realizar a avaliação do imóvel.

Esse fator também deve ser considerado por você quando estiver avaliando a melhor opção para fechar o financiamento imobiliário da sua casa própria.

O valor do seguro cobrado no financiamento

Aqui não importa se você está apenas fazendo a simulação de financiamento imobiliário.

Considere o valor do seguro de cada uma das instituições, uma vez que alguns bancos podem apresentar uma taxa de juros melhor e um valor de parcela menor, mas atrelado a um seguro alto.

Veja bem, toda compra de imóvel está associada a dois seguros, são eles: o MIP (Morte e Invalidez Permanente) e o DFI (Danos Físicos do Imóvel).

Alguns bancos melhoram a taxa cobrada, mas elevam o seguro que está atrelado a compra.

Tenha conhecimento dos valores cobrado pelo MIP e pelo DFI para determinar qual a melhor instituição.

Gostou de saber mais sobre como escolher o melhor financiamento imobiliário?

Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas