Anúncios

IMPORTANTE: 5 Grandes Erros no Planejamento Financeiro

Confira se você está pisando na bola com seu bolso e como resolver esse problema.

Então você descobriu os milagres que podem ser realizados graças a um bom planejamento financeiro e resolveu fazer o seu, certo?

Fonte: Envato

Todas as pessoas mais bem sucedidas do mundo fizeram o mesmo e hoje colhem seus frutos. Todo mundo tem sonhos e a maioria deles custa caro.
Por sorte, com um pouco de organização, disciplina e dedicação você pode realizar o que quiser e elevar o seu padrão de vida e da sua família. Pensando nisso, nós trouxemos alguns erros cometidos por quem está começando a trilhar o caminho rumo a famigerada independência financeira e que podem te impedir de chegar lá.

1. Não acompanhar os seus gastos

Você não pode ter um planejamento financeiro se não souber para onde o seu dinheiro está indo. Simples assim. E pior, se você chega ao fim do mês sem saber onde o seu salário foi parar é porque você provavelmente jogou ele fora. Não literalmente, mas quase.
Você sabe, era a cerveja que você bebia todo dia depois do trabalho, ou as duas xícaras de café. Pois é, acabou com a sua saúde e levou o seu dinheiro também.

2. Não ter uma reserva de emergência

Saber que você tem o suficiente para sobreviver bem mesmo que algo terrível e inesperado aconteça não tem preço, por isso tenha uma reserva de emergência que cubra todos os seus gastos por três ou seis meses.

3. Não ter objetivos

A verdade é que você não vai abandonar os cafezinhos, ou seja lá qual for o seu gasto inútil, se não tiver um objetivo. E não, juntar dinheiro não é um objetivo.
Ninguém sonha em ter uma pilha de papel com desenho de animais em casa, as pessoas sonham com as coisas que o dinheiro pode comprar. Estabilidade, viagens e seu BMW. Então encontre algo que toque o seu coração e poupe para conseguir isso.

4. Não ter disciplina

Descobriu que quer um apartamento com vista panorâmica em Miami Beach? Ótimo. Vamos trabalhar nisso.
Pague o seu sonho todos os meses, religiosamente, antes de todo o resto. Não abra exceções, porque elas quase sempre se tornam a regra e não é isso que você quer.

5. Não investir é perder dinheiro

Você deve ter ouvido por aí o quão caro e perigoso é investir o seu dinheiro. E sentimos muito em dizer que você foi enganado. Pois é, existem diversos tipos de investimentos com diferentes retornos e riscos ainda mais variados, então com um pouco de pesquisa você pode encontrar o melhor para o seu perfil.
Comece com o Tesouro Selic ou CDB, por exemplo. Ambos são muito seguros e rendem mais que a poupança, mas tenha em mente que quanto maior a rentabilidade de um fundo maior o risco.
Então se resolver que quer dobrar seu patrimônio no mercado de ações considere contratar um profissional ou estude, porque se não fizer isso pode acabar perdendo dinheiro. Aqui no site temos diversos artigos que te ensinam os primeiros passos para se tornar investidor e organizar sua vida financeira, indicam livros de negócios e finanças, além de mostrarem quanto dinheiro é preciso para se tornar investidor.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

claytonferreira

por

claytonferreira