Publicidade

Vale a Pena Ter um Carro? Vejamos o que é melhor!

Com tantas opções de transporte e locomoção disponíveis, você já se perguntou se realmente vale a pena ter carro hoje em dia? Vamos te ajudar!

Por:

Publicidade

Comprar ou alugar um carro: como escolher a melhor opção? - W1 Consultoria Financeira
Fonte: Google

Vale a Pena Ter um Carro?

Afinal, ter um carro sempre foi um dos grandes sonhos da maioria das pessoas, mas com o surgimento de novas formas de se locomover dentro das cidades será que ainda vale a pena gastar tanto dinheiro comprando um?

Ter um carro, alugar ou usar um aplicativo se tornou uma das grandes dúvidas dessas pessoas.

Então, o que afinal é melhor?

A Resposta para essa questão pode variar muito dependendo do perfil de usuário que você tem, por isso trouxemos esse artigo que te ajudará a descobrir qual dessas opções é melhor para você.

Quando é melhor ter um carro?

Algumas pessoas chamam a aquisição de um carro de investimento.

Elas estão completamente enganadas, pois na verdade esse é um passivo de altíssimo custo.

Não se trata apenas do valor do carro propriamente dito, o maior problema está nos encargos que ele gera com seguro, IPVA, manutenção, combustível, estacionamento e depreciação.

Sim, o seu carro vai se desvalorizar com o tempo.

Por isso é tão importante saber se fazer essa compra é o certo para você e para isso vamos descobrir se você se encaixa no perfil de alguém que deveria comprar um carro:

  • Você usaria seu carro todos os dias para fazer grandes percursos: Nesse caso você pode economizar algum dinheiro.
  • Vai ser utilizado por toda a família: Se você tiver crianças talvez queira a comodidade e segurança de leva-las a onde quer que precisem ir em seu próprio carro.
  • Você pode estacionar gratuitamente: a mensalidade de um estacionamento pode consumir grande parte do seu salário, por isso opte por ter um carro se não precisar pagar para estacioná-lo diariamente.
  • Você pretende comprar um carro econômico.

Vale a Pena Ter um Carro ou é melhor usar um aplicativo?

Existem muitas vantagens em usar carros de aplicativo.

Além de não precisar se incomodar procurando por um lugar para estacionar, você tem a mobilidade de um carro sem se preocupar com os problemas gerados por ele.

O uso desse tipo de serviço é recomendado especialmente para pessoas que viajam curtas distancias ou costumam pegar a estrada em horários não tão seguros.

Existe também a comodidade de poder aproveitar o tempo para fazer coisas mais produtivas como ler ou estudar, já que você não está dirigindo.

Quando é melhor alugar?

Essa alternativa é um pouco mais cara, mas ainda assim interessante para aqueles que desejam um carro apenas para viajar ou fazer compras de supermercado, mas não deve ser utilizada regularmente já que corretoras costumam cobrar caro por eles.

Outras opções

Se o objetivo for poupar dinheiro e tempo, talvez você deva considerar outros meios de transporte como o uso de uma bicicleta ou transporte público, já que principalmente nas grandes cidades tem sido cada vez mais difícil circular com carros.

Outra forma interessante de economizar é conseguindo carona para trajetos mais longos com amigos, através de redes sociais ou até aplicativos desenvolvidos especialmente para isso.

Esperamos que a leitura tenha te ajudado e que você tome a decisão certa e use com sabedoria o seu dinheiro.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas