Anúncios

Mercado fracionário: vale a pena investir?

Você já ouviu falar do mercado fracionário? O mercado fracionário acaba sendo uma ótima opção para quem não tem lá […]

mercado fracionário
Fonte: Google

Você já ouviu falar do mercado fracionário?

O mercado fracionário acaba sendo uma ótima opção para quem não tem lá muito conhecimento no mercado de ações ou ainda quem quer diversificar a sua carteira de investimentos ao mesmo tempo, em que não tem muitos recursos para fazer isso.

Entretanto, apesar de ser uma alternativa interessante de investimento, por não ser muito conhecida, comumente acaba gerando muitas dúvidas.

Dentre as principais delas está o que vem a ser o mercado fracionário, quais as diferenças entre o mercado fracionário e o mercado integral e se de fato vale a pena investir nesse modelo de investimento.

Para te ajudar a responder a todas essas questões esse post surgiu.

Aqui quero te ajudar a conhecer melhor esse mercado e se ele vale a pena para você com base nas suas características e sobretudo nos seus objetivos pessoais.

Mercado fracionário: você sabe no que consiste

Esse termo não é tão divulgado quanto Bolsa de Valores, por exemplo, e muitas pessoas acabam não tendo a mínima ideia que esse mercado existe.

Na prática, o mercado fracionário consiste em um mercado de negociação de ações da Bolsa no qual você pode comprar ou vender ações sem uma quantidade mínima, por assim dizer.

Mas como assim?

No mercado integral, para a compra das ações é necessário que a operação envolva um lote completo de ações que normalmente contemplam cem papéis. Ou seja, para negociar no mercado integral será necessário um maior capital. Você teria de comprar um lote com cem ações. No mercado fracionário não há lote mínimo de ações a ser comprado, você pode comprar dez, doze, quinze ações.

A eliminação do lote mínimo abre a negociação de ações para investidores com menor capital, o que acaba sendo uma excelente alternativa para quem está começando agora no mercado de ações e não tem muito para investir.

Entretanto, se faz necessário ponderar que justamente pelo baixo volume de ações esse mercado acaba tendo baixa liquidez.

Quer saber mais sobre títulos públicos? EU QUERO!

Mercado fracionário vale a pena?

Para responder a essa questão se faz necessário termos conhecimento de algumas das principais características do mercado fracionário para então avaliarmos a partir disso se ele vale ou não a pena.

O mercado fracionário possui uma distinção entre o valor de compra e o valor de venda das ações um pouco menor do que se faz possível de obter no mercado integral. Essa variação menor ocorre justamente por conta da baixa liquidez que vimos anteriormente.

Essa baixa liquidez que o investimento apresenta pode ser extremamente negativa para o investidor de curto prazo.

Mas não podemos ignorar que o mercado fracionário acaba sendo a única opção para quem não dispõe de muito capital para investir no mercado integral e nesse sentido ele pode funcionar relativamente bem com um retorno que merece ser considerável.

Uma vantagem interessantíssima do mercado fracionário que merece atenção diz respeito a possibilidade que o investidor tem de montar uma carteira de investimentos diversificada com baixo capital, o que como sabemos se faz uma alternativa interessante de investimento.

Além disso, você como investidor pode ir acumulando ações até poder finalmente negociar no mercado integral.

Então determinar se o mercado fracionário vale a pena ou não depende sobretudo do que você espera e das suas possibilidades de investimento no momento.

Se você deseja começar a investir em ações, mas, ao mesmo tempo, não tem capital para tal, o mercado fracionário se faz uma alternativa que não pode ser ignorada.

O mercado fracionário acaba sendo uma alternativa interessante para aquele investidor que está buscando poupar dinheiro comprando ações mensalmente.

Com um pequeno investimento mensal em uma empresa com boa chance de valorização com o tempo muito provavelmente você terá um retorno de capital satisfatório.

Esteja atento quanto as taxas cobradas no mercado fracionário

Quando decidimos fazer um investimento precisamos nos ater sobretudo quanto as taxas que iremos desembolsar uma vez que as taxas pagas acabam atrapalhando, ou melhor, reduzindo significativamente o retorno para o investidor.

Com relação ao mercado fracionário as taxas acabam determinadas pela instituição que você escolheu para intermediar a sua participação nas negociações.

Antes de escolher uma instituição pesquise bastante sobre as taxas e qual melhor atende as suas necessidades.

Vale destacar que quanto maior for o seu poder de investimento, as taxas cobradas acabam sendo diluídas, entretanto, elas existem e precisam ser consideradas.

Uma poupança para o futuro

O mercado fracionário é visto pelos especialistas como uma alternativa para a construção de uma poupança mais rentável para o futuro.

Com a compra mensal de ações você garante a poupança de uma quantia de dinheiro mensal que está investida em uma opção rentável.

Mas para que seja efetivamente uma alternativa para a construção de uma poupança para o futuro se faz necessário que o investidor tenha um compromisso mensal com a compra de novas ações e faça boas escolhas para a realização dessa compra.

AQUI você fica sabendo TUDO sobre todas as melhores formas de investir seu dinheiro!

QUERO SABER MAIS

 

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Caroline

por

Caroline