Publicidade

Mercado de ações: tudo o que um iniciante precisa saber!

O mercado de ações tem se destacado nos últimos anos, e por isso tem sido uma opção para investidores. Confira:

Por:

mercado de ações
Fonte: Google
Publicidade

O brasileiro tem começado agora a investir.

Depois de uma conturbada relação com o dinheiro e igualmente com a falta de planejamento financeiro o brasileiro tem começado progressivamente a dar os seus primeiros passos no mercado de ações.

Você sabe como ele funciona na prática? Como pode começar a investir? Quais os riscos?

Se você não sabe nada sobre o assunto, mas gostaria de conhecer melhor o mercado de ações para iniciantes vem comigo que eu vou te ajudar.

É muito provável que você já conheça um pouco do mercado de ações, mas que tenha medo de investir nele porque não sabe como ele de fato funciona.

Após a leitura desse post tenho certeza que você dominará o assunto, e se investimentos de renda variável for realmente a sua praia, você vai se sentir preparado para começar a investir hoje mesmo.

Mercado de ações: o que são esses papéis denominado de ações?

Não poderíamos abrir esse bate papo com outra coisa do que com uma breve explicação sobre o que vem a ser as ações, afinal são elas que regulamentam todo o mercado de ações.

Para entender o que vem a ser uma ação, vamos imaginar a seguinte situação: uma determinada empresa corresponde a um grande bolo de aniversário.

Não exatamente a empresa, mas o seu capital.

E esse bolo é dividido em centenas, milhares ou até milhões de pequenos pedaços.

Cada pequena fração desse bolo é uma ação.

Essas ações são de seus proprietários e empreendedores, mas eles podem, afim de arrecadar recursos colocar elas a venda na bolsa de valores.

Ao comprar essas ações você está entrando no mercado e se tornando um acionista daquela empresa.

Quando um investidor adquiri uma ação ou várias ações de uma empresa de capital aberto, o objetivo é sobretudo o de ganhar uma parte dos lucros obtidos pela empresa.

Mas essa não é a única forma de lucrar no mercado de ações.

A primeira maneira que você pode ganhar no mercado de ações é com a parcela dos dividendos que algumas empresas compartilham com seus acionistas.

Elas repartem uma parte de seus dividendos entre seus acionistas a depender do número de ações que cada um deles possui.

Outra maneira é pela valorização da empresa junto a bolsa de valores e com isso o valor das suas ações sobem.

Mercado de ações para iniciantes: como investir?

Não existe um jeito certo ou errado de investir no mercado de ações.

De todo e qualquer modo é fundamental ter em mente algumas coisas que podem alterar substancialmente os resultados do seu investimento.

Por exemplo, as estratégias em si para investir por meio da compra e venda de ações são as mais variáveis possíveis, mas todas elas devem levar em consideração sobretudo o momento econômico atual, a movimentação do mercado e claro, os seus objetivos pessoais e o seu perfil como investidor.

O fato de precisar ou pelo menos se obter melhores resultados tendo um melhor conhecimento do mercado econômico é o que acaba afastando as pessoas do mercado de ações.

Mas estando atenta as movimentações e tendências dos investidores você consegue obter bons lucros por meio dessa ferramenta de renda variável.

Mas sem mais delongas, separei aqui algumas das principais estratégias para quem deseja começar a investir no mercado de ações.

Quais são as melhores estratégias de investimento?

O day trade é uma das estratégias de investir no mercado de ações que regulamentam a compra e a venda das ações em curto prazo.

A compra e a venda dos papéis é feita pelo investidor em um único dia.

As corretoras que podem intermediar esse processo de compra e venda costumam cobrar uma taxa menor para a operação de day trade.

Se você for investir no mercado de ações buscando utilizar a estratégia do day trade é importantíssimo optar por ações que apresentam alta liquidez.

A liquidez é o tempo que um investimento tem para se transformar novamente no capital de seu titular.

Em síntese é o tempo no qual você pode vender as suas ações após comprá-las.

Apesar de ser uma das estratégias mais utilizadas, é possível sim investir no mercado de ações a longo prazo.

Essa é inclusive a opção de alguns investidores.

Alguns investidores mais experientes, inclusive, dizem que o mercado de ações acaba se tornando mais atrativo para quem investe no longo prazo.

Afinal, conforme há o processo de maturação da empresa e o seu crescimento você também ganha com ela.

Ao investir por meio das ações você se torna um acionista e o sucesso da empresa determina o seu sucesso como investidor, sem contar que você passa a fazer parte de sua trajetória.

Além disso, que conforme a empresa vai crescendo e esse crescimento é mais efetivo conforme o tempo vai passando os resultados no valor de suas ações tendem a se manifestar mais vantajosos.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas