Letra de Crédito Imobiliário: veja o que é e como funciona

Letra de Crédito Imobiliário
Fonte: Google

Você já ouvir falar de Letra de Crédito Imobiliário?

Anúncios

Apesar de ser uma opção de investimento de renda fixa, acaba sendo uma alternativa interessante para diversificar a sua carteira de investimento.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a LCI?

A primeira impressão da Letra de Crédito Imobiliário ou LCI

Essa modalidade de investimento é segura para o investidor e da mesma forma não traz para ele grandes surpresas no momento do resgate de seu investimento.

Isso porque é uma modalidade de investimento de renda fixa, ou seja, você sabe exatamente quanto o seu investimento vai render no prazo determinado.

Caso invista no modelo híbrido é possível ter uma ideia desse rendimento.

Investidores que optam pelo investimento na Célula de Crédito Imobiliário como a LCI também pode ser encontrada podem optar tanto pelo rendimento pré fixado quanto pós fixado.

No caso do investimento com rendimento pós fixado ele está atrelado a um percentual do CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário.

De modo geral, o investimento por meio da Letra de Crédito Imobiliário é uma opção interessante tanto para quem busca diversificar a sua carteira de investimentos quanto para quem busca uma alternativa com rendimentos superiores aos da poupança.

Por esse e outros motivos, vale a pena reservar alguns minutos para conhecer um pouco mais sobre o LCI e como ele funciona, eu fiz questão de trazer para você tudo bem exemplificado e de fácil compreensão.

O que é Letra de Crédito Imobiliário?

A Letra de Crédito Imobiliário é uma opção de investimento que tem como principal objetivo levantar recursos para o investimento na área de imobiliária.

Por exemplo, o Tesouro Direto é um investimento administrado pelo Governo Federal e seu objetivo é arrecadar recursos para o investimento em áreas como saúde e educação, não é mesmo? No caso do LCI, a premissa é a mesma.

Todavia, os recursos arrecadados aplicam-se no setor imobiliário.

Por exemplo, para que você tenha uma ideia, ao realizar ou solicitar um empréstimo para a aquisição de um imóvel os recursos são advindos deste fundo.

O fundo da LCI é destinado a fomentar o financiamento imobiliário e as iniciativas de reforma e construção.

Você deve estar se perguntando agora quem é responsável pelos títulos de LCI e isso varia muito.

Por exemplo, a Letra de Crédito Imobiliário pode ser emitida tanto por bancos públicos quanto privados bem como podem ser emitidos por instituições múltiplas, comerciais e correlatos.

Claro, desde que sejam autorizadas pelo Banco Central a gerirem ações de crédito imobiliário.

Todos os títulos de LCI devem estar registrados no Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados, a Cetip.

A central foi criada em 1984 seu objetivo é tornar a venda desses títulos mais eficiente e igualmente mais transparente.

Ao pesquisar sobre as melhores opções de Letra de Crédito Imobiliário para você tenha cuidado apenas para não confundir com a LCA, que é a sigla de Letra de Crédito do Agronegócio.

Como funciona o investimento por meio da Letra de Crédito Imobiliário?

A dinâmica de funcionamento da Letra de Crédito Imobiliário é fácil de entender, veja.

Para que possamos realizar as mais diversas atividades dentro do setor financeiro, como, por exemplo, a aquisição de bens, precisamos de recursos.

Muitas vezes esses recursos são advindos de empréstimos que solicitamos junto as instituições financeiras.

No caso dos bancos a premissa é a mesma.

Eles precisam de recursos para financiar as suas atividades e é ai que entra a Letra de Crédito Imobiliário.

O banco comercializa esses títulos para arrecadar recursos para as suas atividades que podem incluir até mesmo o financiamento de imóveis.

Ao adquirir esses títulos você está investimento na LCI.

“Mas qual a vantagem disso para os bancos?”

Essa deve ser a sua pergunta nesse exato momento e a resposta é simples, da mesma forma que você investe na Letra de Crédito Imobiliário visando justamente o rendimento desse investimento, o banco usa esse recurso para disponibilizá-lo aos interessados em troca de um percentual de juros.

Entre o percentual de juros que o banco paga para você e o que ele recebe, está o seu rendimento, o quanto ele ganha com essa forma de investimento.

Apesar de você receber um percentual bem menor do que o recebido pelo banco essa opção de investimento é segura e sobretudo bem rentável.

Na aquisição dos seus títulos você assina um contrato.

Nesse contrato está todas as principais informações do seu investimento, tais como prazo e a sua rentabilidade.

Entendendo a rentabilidade da LCI

Podemos definir a rentabilidade do LCI como pré fixada, pós fixada ou híbrida.

No caso da pré fixada o investidor sabe exatamente quanto vai receber ao final do contrato.

A rentabilidade pós fixada só permite ao investidor saber os seus rendimentos no momento de seu resgate.

Mas você tem uma ideia uma vez que essa rentabilidade é indexada a um indicador.

No híbrido há uma junção de ambos os modelos, tendo a sua rentabilidade atrelada a um indicador variável como o IPCA, por exemplo, acrescido de um índice definido em contrato.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Espera...