Publicidade

Financiar Imóvel Vale a Pena? Confira nesse artigo

O sonho da casa própria é compartilhado por muitas pessoas e não é incomum nos perguntarmos qual a melhor forma de conseguir conquistar esse desejo, vamos te ajudar!

Por:

Publicidade

Financiar imóvel vale a pena?
Fonte: Google

Afinal, financiar imóvel vale a pena?

Ter uma casa própria é o sonho da maioria dos indivíduos, não apenas pela edificação, mas também pela segurança que vem com ela.

Infelizmente, por causa desse sonho algumas pessoas acabam se endividando ao assumir dívidas que não deveriam.

Quando vale a pena financiar a casa própria?

O ideal é sempre fazer compras a vista, mas em alguns casos pode ser vantajoso financiar um imóvel e, para te ajudar a descobrir se o seu caso é um destes, aqui estão algumas características:

  • Você está procurando se estabelecer: os anos passaram, você já conseguiu um emprego estável e talvez até tenha começado uma família. Esse é o momento para formar raízes, contar com as vantagens de ter um bairro para chamar de seu e conhecer os vizinhos.
  • Você tem uma reserva de emergência: Você tem em uma aplicação de baixo risco e alta liquidez o suficiente para cobrir seus gastos básicos e as parcelas do financiamento por pelo menos seis meses.

Outras dicas importantes

  • Você sabe que o imóvel está mais barato que o normal e há possibilidade de valorização: É comum que os preços dos imóveis caiam em alguns momentos, por isso pesquise sobre o mercado e defina o melhor momento para comprar.
  • Você consegue quitar o imóvel em pouco tempo: Quanto menos parcelas melhor, então tente guardar dinheiro para dar uma boa entrada e faça parcelas com valores que caibam no seu bolso, mas sejam também vantajosas a longo prazo.

Dicas para quem decidiu financiar um imóvel

Se você decidiu que quer realmente financiar a sua casa esse é o momento para anotar as dicas a seguir:

Procure o melhor financiamento

Estamos falando de uma dívida muito grande que vai levar anos para ser quitada então você precisa saber que fez um bom negócio e para isso é necessário avaliar todas as opções disponíveis no mercado.

Compare preços e prazos, comodidades e feche o negócio apenas quando tiver certeza de que ele é o ideal para você.

Dê uma boa entrada

Quando se trata de entrada fique ciente de que quanto maior ela for, melhor.

Uma boa entrada pode diminuir os juros, o valor das parcelas, o prazo de pagamento e por tanto, o valor final do imóvel.

Por isso, se não tiver uma boa quantia para dar de entrada considere esperar mais um pouco até consegui-la.

Considere o valor final a ser pago

Muitas pessoas atraídas pelas baixas parcelas acabam se esquecendo dos juros gigantescos gerados pelo longo prazo de pagamento, por isso mantenha em mente o valor total do financiamento e o negocie até que ele caiba no seu orçamento.

Tente pagar mais rápido

Quando puder pague mais do que uma parcela a fim de reduzir os juros e saiba que quanto mais tempo de financiamento mais caro será o valor final do seu imóvel.

Caso você não esteja entre aqueles que vão financiar, invista seu dinheiro em aplicações de baixo risco como o Tesouro Direto ou CDB que irão te trazer retorno e podem ser utilizados, após o vencimento, para a compra do seu tão sonhado imóvel.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas