Publicidade

Dicas financeiras VALIOSAS para começar 2021!

O planejamento correto para você ter uma vida financeira saudável em 2021.

Por:

Arquivos Educação Financeira - Portal Banricoop
Fonte: Google
Publicidade

Antes de falar das 5 melhores dicas financeiras, saber o básico sobre finanças pessoais é uma habilidade tão importante quando ler e escrever, mas infelizmente ainda não a ensinam na maioria das escolas e por isso talvez você ainda não tenha aprendido.

Sabendo da relevância que o tema tem para que você tenha uma vida tranquila, compilamos nossas cinco melhores dicas sobre finanças na esperança de que elas te ajudem a trilhar o caminho rumo a independência financeira.

Compreenda que cada uma delas pode melhorar muito o seu relacionamento com o dinheiro, mas que quando aplicadas em conjunto são capazes de transformar a sua vida e mudar todo o seu mundo.

1. Saiba quanto custa viver a sua vida

 

Qual o mínimo necessário para que você mantenha o seu padrão de vida? Se não sabe, agora é a hora de descobrir. Pense nos seus gastos fixos e naqueles que variam, mas são essenciais e some tudo. Esse é o valor mínimo que você precisa para viver.

2. Tenha uma reserva financeira

 

Antes de fazer planos mirabolantes para o seu dinheiro, poupe-o. É preciso ter o mínimo de segurança antes de querer voar alto e é difícil pensar grande se você está o tempo todo preocupado com possíveis imprevistos, então crie uma reserva que tenha pelo menos seis vezes o valor que você descobriu no item anterior.

3. Não pague o que não precisa ser pago

 

Vai precisar que dinheiro sobre se quiser criar aquela reserva o mais rápido possível, então aqui vai uma das mais importantes e óbvias dicas: Não pague o que não precisa ser pago.

Aplique isso a tudo que você não usa frequentemente, independente do valor. Pedágio, streamings e principalmente, os bancos. Não existe razão para continuar pagando por pacotes bancários, a não ser que te agrade passar horas nas filas esperando por atendimento.

O mundo felizmente mudou e as contas digitais trazem gratuitamente os principais serviços de um banco tradicional com agilidade e eficiência.

4. Saiba comparar preços

 

Uma das maiores habilidades de alguém que tem uma vida financeira saudável é saber comparar preços. Preste atenção nas embalagens e evite cair em pegadinhas. No mercado, compare produtos similares sempre pelo seu valor por kg, litro ou rendimento e se atente aos preços.

5. Talvez a melhor das dicas financeiras: Planeje as suas finanças.

 

Planeje usar seu dinheiro com sabedoria. Ter uma reserva de emergência é o primeiro passo, a partir daí com um bom planejamento financeiro você pode definir metas e realizar sonhos que nunca imaginou serem possíveis.  Estude sobre o assunto e descubra onde você gostaria de investir seu dinheiro.

Talvez você resolva coloca-lo em uma aplicação de baixo risco, ou talvez você tenha um perfil de investidor mais ousado e perceba que pode triplicar seu patrimônio em pouco
tempo no mercado de ações. De qualquer forma, tome os cuidados necessários para minimizar riscos e faça seu dinheiro trabalhar por você.

Recomenda

Últimas