Confira Quem Receberá o Benefício do Bolsa Família Antecipadamente

Confira Quem Receberá o Benefício do Bolsa Família Antecipadamente neste Final de Semana

A antecipação dos pagamentos do Bolsa Família no próximo sábado, dia 16, é uma medida que visa oferecer maior comodidade aos beneficiários, permitindo-lhes o acesso mais rápido aos recursos por meio do Caixa Tem.

Embora essa parcela dos beneficiários tenha essa vantagem de receber antecipadamente, é importante enfatizar que a programação regular dos pagamentos do programa Bolsa Família, referentes ao mês de setembro, não será alterada.

O antigo programa Auxílio Brasil, que serviu de base para essa antecipação, permitia que os beneficiários realizassem transações financeiras a partir do sábado que antecedia o depósito. Isso garantia maior flexibilidade e facilidade no acesso aos recursos.

No entanto, é fundamental esclarecer que essa antecipação não se aplica a todos os beneficiários do Bolsa Família. Ela é válida apenas para aqueles cujos pagamentos do programa estão agendados para as segundas-feiras.

Portanto, os beneficiários devem estar atentos às datas específicas do calendário de pagamento para saber se estão incluídos nesse grupo que receberá antecipadamente.

confira-quem-recebera-o-beneficio-do-bolsa-familia-antecipadamente-neste-final-de-semana
Confira Quem Receberá o Benefício do Bolsa Família Antecipadamente neste Final de Semana (Foto: Reprodução/Internet)

Critérios e Calendário do Bolsa Família

Para se qualificar para receber o benefício do Bolsa Família, é necessário atender a determinadas regras estabelecidas pelo governo.

Entre essas diretrizes, estão obrigações como a frequência escolar de crianças e adolescentes com idades entre 4 e 17 anos, acompanhamento pré-natal para grávidas, avaliação nutricional (medição de peso e altura) de crianças com até 7 anos e a manutenção da vacinação em dia.

Os beneficiários devem sempre informar que são beneficiários do Bolsa Família ao matricularem seus filhos nas escolas e nos postos de vacinação, a fim de garantir que atendem a essas condições.

O objetivo do programa é romper o ciclo de pobreza de curto e longo prazo por meio de transferências condicionadas à renda familiar, educação (com filhos devidamente matriculados) e saúde (com filhos com vacinação atualizada), entre outras medidas.

Agora, para entender como os pagamentos para este mês serão realizados, é importante observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Eis o cronograma:

  • NIS terminado em 1: depósito em 18 de setembro (recebe antecipadamente neste sábado, 16 de setembro);
  • NIS terminado em 2: depósito em 19 de setembro;
  • NIS terminado em 3: depósito em 20 de setembro;
  • NIS terminado em 4: depósito em 21 de setembro;
  • NIS terminado em 5: depósito em 22 de setembro;
  • NIS terminado em 6: depósito em 25 de setembro (recebe antecipadamente em 23 de setembro);
  • NIS terminado em 7: depósito em 26 de setembro;
  • NIS terminado em 8: depósito em 27 de setembro;
  • NIS terminado em 9: depósito em 28 de setembro;
  • NIS terminado em 0: depósito em 29 de setembro.

Espera...