Publicidade

Como abrir uma conta digital? Confira o passo a passo completo

Se você gosta de praticidade nos serviços do dia a dia, a conta digital pode ser sua aliada nisso. Entenda sobre as suas funcionalidades e como abrir a sua:

Por:

Publicidade

Você esta procurando como abrir uma conta digital e os smartphones trouxeram facilidades, inovações e benefícios para a vida da maioria das pessoas quando o assunto é comunicação, busca por informação e entretenimento.

Mas, além de tudo isso, ainda é possível contar com uma outra facilidade no dia a dia: realizar operações bancárias.

Apesar das contas digitais não serem mais uma novidade, muitas pessoas ainda não sabem que é possível ter todas as funcionalidades que um banco tradicional oferece, por um preço absurdamente mais baixo (ou até nulo), e na palma de suas mãos.

Se você decidiu abandonar as instituições financeiras convencionais para abrir uma conta deste tipo, mas tem dúvidas sobre como abrir uma conta digital, acompanhe este post para conferir tudo o que você precisa saber.

Antes de tudo – o que é uma conta digital?

As contas digitais são aquelas que podem ser abertas e fechadas pela internet, dispensando a ida até a agência de origem para realizar esses trâmites.

Além dessa facilidade, os bancos digitais também oferecem grande parte dos serviços que as contas tradicionais possuem, como visualização de extrato, cartão de crédito, transferências, pagamentos, atendimento e várias outras operações.

A maioria também oferece cartões de crédito, investimento, empréstimo, seguros e consórcios.

Tudo isso totalmente por meio de seus sites ou aplicativos que podem ser acessados pelo celular, tablet ou computador.

Contas digitais são gratuitas?

Apesar dos bancos terem que fazer um grande investimento em tecnologia para modernizar as suas operações, por outro lado os custos com funcionários, instalações e manutenções das agências diminuem drasticamente.

O resultado são tarifas bancárias bem menores do que as praticadas pela maioria dos bancos, ou totalmente isentas.

Quem faz uso constante do sistema tradicional de uma conta bancária já deve ter se acostumado com as várias taxas e cesta de serviços cobrados mensalmente do cliente.

E esse é o principal motivo que popularizou as contas digitais, que contam com a isenção das tarifas bancárias e a consulta ilimitada do saldo, extrato, pagamento de boletos, uso do débito automático, cartão de crédito e liberação de linhas de crédito.

Mas é bom lembrar que apesar de não cobrarem taxas de manutenção, algumas instituições cobram pela realização de alguns serviços – como saques e transferências.

Por isso, sempre preste atenção ao contrato e as regras de utilização do serviço antes de abrir a sua conta.

É seguro?

Com tantos benefícios assim, uma das razões que ainda impede muitos de abrir uma conta digital é a questão da segurança – afinal, fica aquele medo: quando a esmola é demais o santo desconfia.

Se essa também é a sua dúvida, pode ficar tranquilo quanto a isso.

Os bancos, antes de serem aprovados pelo Banco Central do Brasil, e aberto ao público, precisam passar por uma série de fiscalizações e cumprir uma série de requisitos obrigatórios.

Além disso, assim que reconhecido pelo BC, o cliente correntista tem uma cobertura de R$ 250 mil pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), em caso de falência, por exemplo.

No site do FGC você pode conferir quais são os bancos reconhecidos.

Como abrir uma conta digital?

Embora o processo de abertura de uma conta digital varie de banco para banco, todas elas têm um detalhe em comum: podem ser feitos totalmente pelo site ou pelo app.

Normalmente, é necessário fazer um cadastro inicial, preenchendo todos os dados solicitados pela instituição financeira.

Geralmente, nesse primeiro momento são pedidos nome completo, CPF e o e-mail do titular da conta.

Em seguida, será preciso enviar fotos dos documentos e comprovantes, como RG ou CNH, CPF e comprovante de residência.

Alguns bancos ainda podem pedir uma selfie sua segurando o documento de identidade para comprovar que você é o solicitante.

E, por fim, você terá que assinar um contrato digital.

Onde abrir?

Existem várias alternativas de bancos para quem quer abrir uma conta digital – sem cobranças de taxas de manutenção e outras tarifas bancárias.

As instituições que mais se destacaram nos últimos anos foram:

Tem mais alguma dúvida sobre como abrir uma conta digital? Deixe o seu comentário abaixo!

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas