Benefício Adicional do FGTS: Descubra os Critérios e o Procedimento de Saque
A Caixa Econômica Federal está encarregada de proporcionar ajuda a milhares de trabalhadores brasileiros todo mês através do saque do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço). No mês atual, o banco autorizou um pagamento adicional do benefício para uma parte da população.
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Essa nova liberação será conduzida por meio da modalidade de saque de calamidade do FGTS, destinada aos trabalhadores que enfrentaram desastres naturais e residem em áreas afetadas pelo estado de calamidade.
O Governo Federal decidiu incluir, neste mês, os trabalhadores que vivem em municípios do estado do Rio Grande do Sul, que sofreram intensamente com chuvas e ciclones, na lista de beneficiários do saque de calamidade. Para se qualificar, o trabalhador precisa:
- Residir em um dos municípios onde o estado de calamidade pública foi oficialmente declarado.
- Ter um saldo na conta do FGTS.
- Não ter efetuado saque por razões semelhantes nos últimos 12 meses.
Até o momento, os recursos já foram liberados para as seguintes cidades:
- Campo Novo
- Rio Grande
- São José do Norte
- São Sebastião do Caí
- Sede Nova
- Vera Cruz
Contudo, espera-se que novos municípios sejam adicionados a essa lista em breve. De acordo com o Governo Federal, o montante máximo que pode ser retirado do FGTS em tal situação é de R$6.220.
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Instruções para Solicitar o Pagamento Extra do FGTS
Para aqueles trabalhadores que preenchem os requisitos para receber esse benefício adicional, existem duas opções para iniciar o processo de solicitação do saque dos fundos. Você pode optar por realizar a solicitação de forma online, utilizando o aplicativo ou o site do FGTS.
Alternativamente, para quem prefere um atendimento presencial, é necessário comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa para fazer o pedido.
Em ambos os casos, serão exigidos alguns documentos para comprovar o direito ao benefício. Esses documentos incluem:
- Um comprovante de residência emitido dentro do prazo máximo de quatro meses antes da declaração de situação de emergência ou calamidade.
- Um documento de identificação com foto, como RG ou CNH.
- O CPF.
- A carteira de trabalho.
Após a abertura do requerimento para o saque de calamidade, a Caixa realizará uma análise da documentação fornecida pelo segurado. Se os dados estiverem de acordo com os critérios do banco, o valor do benefício, que varia de acordo com o saldo da conta, será depositado na conta do FGTS e poderá ser sacado pelo trabalhador.