Data divulgada! Consulte agora o valor da restituição do Imposto de Renda, disponível nesta quarta-feira
A ansiedade está alta para aqueles que cumpriram algumas regras básicas que prometem antecipar a restituição do Imposto de Renda. Isso porque o pagamento do primeiro lote ocorrerá já na próxima semana, em 31 de maio. Para garantir a inclusão nesse primeiro pagamento feito pela Receita Federal, é necessário aguardar a abertura do portal de consultas.
Anúncios
Conforme o padrão, a consulta ao lote de restituição do Imposto de Renda estará disponível uma semana antes do pagamento. Dessa forma, considerando que o depósito será efetuado em 31 de maio, o portal estará disponível para verificação a partir do dia 24. De acordo com as informações já divulgadas pela Receita, esse será o maior pagamento da história, distribuindo um total de R$ 7,5 bilhões.
Serão 4 milhões de contribuintes recebendo a restituição no primeiro lote, sendo que 95% deles pertencem ao grupo com prioridade legal. Em cada lote, a prioridade é concedida por lei aos idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além desses grupos prioritários, a Receita também incluiu no primeiro lote da restituição do Imposto de Renda outros contribuintes, que seguiram suas recomendações, representando aproximadamente 5% dos contemplados. Essas recomendações incluem: envio da declaração até o dia 10 de maio, opção pela versão pré-preenchida do documento e escolha de receber a restituição via PIX.
Saiba como acessar e verificar a sua restituição do Imposto de Renda
Para consultar se será contemplado no lote de restituição do Imposto de Renda, o contribuinte tem a opção de utilizar dois canais: o aplicativo Meu Imposto de Renda e o site da Receita Federal.
No site da Receita Federal, siga estes passos:
- Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”.
- Selecione a opção “Consultar restituição” e, em seguida, clique em “Iniciar”.
- Informe o número de CPF, a data de nascimento e o ano da declaração.
- O sistema irá informar se o contribuinte foi incluído nesse lote.
Já no aplicativo, o processo é mais simples, pois com o login realizado, o próprio sistema identifica o contribuinte.
Cronograma de Restituição
A Receita Federal sempre libera a consulta ao pagamento da restituição do Imposto de Renda uma semana antes da data prevista para o depósito. Confira as datas de cada lote:
- 1º lote: consulta liberada em 24 de maio; pagamento em 31 de maio;
- 2º lote: consulta liberada em 23 de junho; pagamento em 30 de junho;
- 3º lote: consulta liberada em 23 de julho; pagamento em 31 de julho;
- 4º lote: consulta liberada em 24 de agosto; pagamento em 31 de agosto;
- 5º lote: consulta liberada em 23 de setembro; pagamento em 29 de setembro.