Cadastro Único 2023: Como consultar e fazer a inscrição

O Cadastro Único é uma ferramenta que permite aos governos identificar famílias que vivem na pobreza ou pobreza extrema dentro de um país. Através do CadÚnico, você pode coletar informações sobre sua situação profissional, renda, escolaridade, residência, etc. Esse dado é importante para o governo selecionar brasileiros para participar de programas sociais.

Anúncios

Cadastro Único
Cadastro Único (Foto: Reprodução/Google)

Os benefícios que requerem CadÚnico incluem, entre outros, o programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), tarifas sociais de eletricidade, programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), apoio de gás, comissões em concursos públicos. Inclui isenções. Em setembro de 2022, mais de 90 milhões de pessoas estavam registradas no CadÚnico, de acordo com o Departamento de Direitos Civis.

Observe que, embora a inscrição no CadÚnico seja uma exigência do Auxílio Brasil, ela não garante que sua família receba benefícios. Isso significa que será colocado na lista preliminar do programa, que será ampliada como orçamento de recursos do governo.

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico, é o principal registro das famílias brasileiras de baixa renda.

Os dados são fornecidos pelas próprias famílias e devem informar a situação de cada familiar.

Os principais dados analisados são:

  • Identificação;
  • Escolaridade;
  • Situação de trabalho;
  • Renda pessoal e familiar;
  • Residência.

É através desses dados que é possível selecionar as famílias que participarão dos programas sociais ofertados pelo governo.

Cadastro Único
Cadastro Único (Foto: Reprodução/Google)

Como consultar o Cadastro Único 2023?

Para verificar se você está cadastrado no CadÚnico, acesse o novo site do Cadastro Único (cadunico.dataprev.gov.br) (você precisará fazer o login com seu login e senha Gov.BR). O portal oferece Assessoria CPF, Assessoria Rápida e Assessoria Completa de Dados.

As orientações também podem ser prestadas pelo aplicativo móvel CadÚnico ou pelo telefone 0800 707 2003. As ligações são gratuitas e devem ser feitas de telefones fixos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e das 10h às 12h às 16h nos finais de semana e feriados.

Aplicativo CadÚnico – disponível para download gratuito na plataforma Google Play e para iOS na App Store. Com este aplicativo, você pode obter seu Número de Identificação Social (NIS), informações sobre sua família e emitir sua certidão de registro.

Emissão de comprovante do CadÚnico – O cidadão que precisar emitir comprovante de inscrição no CadÚnico pode fazê-lo online, no site Consulta Cidadão Cadastro Único, baixando o aplicativo CadÚnico no celular, ou diretamente no cartório do CRAS ou na prefeitura. orifício.

Cadastro Único
Cadastro Único (Foto: Reprodução/Google)

Quem pode se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico)?

Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:

  • Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00); ou
  • Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00); ou
  • possuir renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

 

Espera...