Anúncios

9 Dicas de Como Ensinar Seu Filho Sobre Finanças

Educação financeira é importante em qualquer idade, mas aprender desde criança é melhor ainda!

Ensinar finanças aos filhos quando novos pode ser a melhor decisão que os pais podem tomar, pois durante a infância as crianças aprendem grande parte dos hábitos que levarão para o resto de suas vidas.

Fonte: Envato

Por isso é tão importante que os pais se dediquem e ensinem bons comportamentos, não apenas sociais, mas também financeiros, que as ajudem a ter um futuro prospero e seguro. Pensando na dificuldade que você pais pode enfrentar, compilamos nesse artigo 9 dicas de como ensinar o seu filho sobre organização financeira e esperamos que você as aplique com certeza de que elas farão muita diferença na vida dele.

1. Ensinar finanças aos filhos – criando objetivos

É muito difícil chagar a um bom lugar se você não souber para onde está indo, por isso ensine seu filho a criar objetivos e traçar planos para atingi-los.

2. Dê uma mesada

Nada ensina mais sobre dinheiro do que a prática. Por isso, encontre um valor mensal que caiba no seu bolso e entregue aos seus filhos. Lembre-se de nunca adiantar ou atrasar esse dinheiro e deixe a administração por conta deles.

3. Leve ao supermercado

Comparar preços é uma habilidade extremamente importante e quanto antes suas crianças aprenderem sobre isso melhor. Além disso, idas ao mercado podem ensinar muito sobre planejamento de compras e orçamento familiar.

4. Ensine a pensar como os ricos

Alguns acreditam que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas os ricos sabem que algumas das coisas mais incríveis do mundo só são possíveis por causa dele. Ensine seus filhos a terem pensamentos prósperos para que eles saibam que é abrindo mão das coisas velhas que conseguimos conquistar coisas novas e que o dinheiro é um aliado na vida deles.

5. Dê um cofrinho

Encher um cofrinho não vale a pena apenas pelos trocados poupados. Essa é também uma forma de ensinar às crianças sobre administração de recursos e dar a elas um gostinho de como é conquistar um objetivo financeiro.

6. Ensine o valor das coisas

Mostre às crianças quando custa a vida que elas têm. Ensine o valor das coisas e não permita que elas façam pouco caso daquilo que tem, como comprar um brinquedo e logo depois quebra-lo ou o jogar fora.

7. Ensine a escolher

A vida é cheia de decisões que precisam ser tomadas e por isso é importante que você ensine seu filho a fazer escolhas. Determine um valor e leve-o para comprar o próprio presente de aniversário ou deixe-o escolher entre dois doces no supermercado.

8. Ensine a seus filhos que cartão de crédito não é dinheiro

Esse é um erro que até os adultos cometem, então desde cedo ensine seu filho que o cartão de crédito não é um objeto mágico e que a fatura dele chega todos os meses e precisa ser paga ou isso trará muitos problemas para toda a família.

9. Dê o exemplo

Pouco vai adiantar aplicar todas essas dicas se você for um pai gastador. Os filhos costumam reproduzir muito do que veem em casa, por tanto faça o seu melhor para da um bom exemplo.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

claytonferreira

por

claytonferreira