Anúncios

Veja as documentações necessárias para você comprar seu veículo pela metade do preço no programa PCD.

Já viu que se enquadra no programa PCD? Ótimo! Agora, vamos te dar a lista de todos os documentos exigidos para você efetivar sua compra.

Por:

Anúncios

Você provavelmente já deve ter visto no artigo anterior todas as doenças que entram no programa PCD, certo? Caso ainda não tenha visto, clique aqui, que iremos te passar todas as doenças que viabilizam essa compra. Agora, vamos falar sobre a documentação que você precisará apresentar para efetivar a sua compra. Vamos conferir?

Fonte: Envato

Isenção para deficientes: quais documentos preciso?

O número de deficiências que a isenção do imposto abrange chega a passar de 35, portanto, é bem provável que você esteja coberto pela lei. Agora, falta reunir a documentação e entrar com o pedido. Nós te daremos toda a listagem para facilitar sua vida e o porquê de cada uma, assim, ficará mais fácil para você entender como o processo funciona. Vamos conferir quais documentos são esses? 

Fonte: Envato

Laudo médico

Fonte: Envato

O laudo médico é obrigatório e está previsto nos parágrafos 1º a 3º do art. 1.401 – B, conforme a deficiência, e devem ser entregues no original ou cópia autenticada. É preciso dirigir-se até uma clínica credenciada pelo Detran e passar pela avaliação do médico perito. Ele emitirá um laudo confirmando as deficiências alegadas e indicando as melhores adaptações para o veículo.

Comprovante de disponibilidade financeira

Fonte: Envato

É preciso apresentar comprovantes que atestam a disponibilidade financeira para realizar a compra do veículo. A lista de documentos pode incluir desde contracheques até comprovantes de movimentações bancárias, como extratos da conta, etc.

Podem ser incluídos para a comprovação parentes do portador de deficiência, como cônjuge, companheiro em união estável e representante legal. Lembrando que é preciso comprovar disponibilidade para a compra e a manutenção do veículo a ser adquirido.

CNH atualizada

Fonte: Google

Também é preciso apresentar uma cópia autenticada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em dia e atualizada com a deficiência física do condutor, incluindo os dados sobre as adaptações necessárias ao veículo que o condutor com deficiência pode dirigir.

No caso de condutores autorizados (que irão dirigir para portadores de deficiência), é preciso apresentar a cópia da CNH de todos eles, conforme disposto nos parágrafos 3º e 4º, do art. 1.401 – B.

Comprovante de residência

Fonte: Google

Ainda é preciso reunir algum comprovante de residência e apresentar uma cópia. O comprovante deve estar no nome do portador de deficiência ou de seu responsável, desde que sejam seguidas as regras para autenticação e procuração nestes casos.

Declaração de imposto de renda e certidões negativas

Fonte: Google

Será preciso apresentar uma cópia da declaração de imposto de renda e também uma Certidão Negativa de Débito referente à Dívida Ativa Estadual.

Carta de não repasse de tributos

Fonte: Envato

Essa carta (também conhecida como carta do vendedor) é um documento emitido pela montadora, especificando que o veículo atende aos requisitos da isenção do imposto.

Ou seja, que o carro não é de série, conta com todas as adaptações adequadas à deficiência apresentada e, portanto, não recolhe tributos. O veículo também precisa ser 0km, de fabricação brasileira, não ser utilitário e ter valor máximo de R$60 mil.

Agora que você já está com toda a documentação em mãos, você precisa entender um pouco mais sobre todo o processo de compra e é claro que iremos te orientar sobre cada passo a ser tomado a partir de agora. Vamos conferir?

QUERO SABER MAIS

Gostou de saber mais sobre os carros do Programa PCD? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

→ Saiba como a Teresa conseguiu comprar seu carro através de um cartão de crédito.

Recomenda

Leia também

Últimas