Saiba como consultar dinheiro esquecido com o Banco Central

Valores a receber: saiba como consultar dinheiro esquecido com o Banco Central

O Sistema de Valores a Receber é um serviço do Banco Central do Brasil que permite ao cidadão verificar se ele, sua empresa ou pessoa falecida deixaram dinheiro em banco ou instituição financeira.

Banco Central - Dinheiro esquecido
Banco Central – Dinheiro esquecido (Foto: Reprodução/Internet)

Na última terça-feira (28), o BC retomou as consultas em seu sistema digital, que estava suspenso desde abril de 2022, por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br/publico.

Nesta página, o cidadão pode verificar se tem direito ao resgate, bastando informar o CPF e a data de nascimento ou CNPJ e a data de abertura da empresa.

A partir de agora, os cidadãos também têm a possibilidade de consultar valores a receber de pessoas falecidas, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.

Por enquanto, o sistema informará apenas se há valores disponíveis, e não o valor em si. Essas informações estarão disponíveis no mesmo site a partir da próxima terça-feira (7), às 10h.

A disponibilidade de saque do valor também estará liberada neste dia. Um total de 6 bilhões de reais serão distribuídos para 38 milhões de CPF e 2 milhões de CNPJ.

(Foto: Reprodução/Internet)

O cidadão poderá realizar a consulta a qualquer momento, existe uma sala de espera virtual, caso muitas pessoas estejam acessando a página simultaneamente.

Listamos abaixo, todos os recursos novos do Sistema de Valores a Receber, veja:

  • Possibilidade de imprimir ou compartilhar por WhatsApp telas e protocolos – assim, fica mais fácil guardar informações da consulta;
  • Inclusão de todos os valores previstos pelo sistema – o total a receber pode ficar maior;
  • Sala de espera virtual, sem necessidade de agendamento ou de acesso em uma data específica;
  • Herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal podem consultar valores de pessoa falecida;
  • No caso de conta conjunta, caso um dos titulares peça o resgate, o outro consegue ver valor, data e quem fez o pedido.
(Foto: Reprodução/Internet)

Atenção para golpes

O Banco Central faz um alerta em relação a tentativas de golpe envolvendo a modalidade. Por isso, preste atenção e siga as instruções oferecidas pela instituição:

  • O único site para consulta é o Sistema Valores a Receber (nenhum outro);
  • O BC não envia links nem entra em contato com os usuários para tratar de valores a serem recebidos;
  • Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central;
  • Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou demais mensageiros;
  • Não efetue pagamentos para ter acesso aos valores — isso configura golpe.
  • O BC reforça que todos os valores são guardados na plataforma até o usuário solicitá-los.
(Foto: Reprodução/Internet)

Passo a passo para receber seu dinheiro

Se o resultado da consulta for positivo, retorne ao https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber a partir do dia 7 de março, às 10h e posteriormente selecione: Acessar o SRV.

No caso de dinheiro esquecido de pessoa física. faça login com a conta Gov.br nível prata ou ouro. Se ainda não tiver conta nesse nível, deve aumentar o nível de segurança no site ou no aplicativo. Clique aqui para acessar o site Gov.br.

No caso de valores de pessoa jurídica, precisa ter Conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador). Acesse Meus Valores a Receber, leia e aceite o Termo de Ciência.

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso.

Clicar na opção indicada pelo sistema e siga as instruções – saiba mais abaixo;
Você pode exibir, imprimir ou compartilhar o comprovante.

Espera...