Publicidade

ROE: o que é e qual a sua importância?

Por:

ROE
Fonte: Google
Publicidade

Se você está entrando agora no mercado econômico e está começando a investir, deve estar cheio de dúvidas em relação ao ROE.

A sigla consiste em uma abreviação para Return on Equity, que em tradução livre significa Retorno sobre Patrimônio Líquido.

Em suma, é uma métrica muito importante, sobretudo para empresas e para a gestão adequada de investimentos.

Quando resolvemos abrir o nosso próprio negócio ou decidimos investir o dinheiro que arduamente poupamos o objetivo final sem demagogia é o lucro, sem mais nem menos. Nesse sentido, o Retorno sobre Patrimônio Líquido se faz uma ferramenta importante de suporte para o alcance desse ideal.

De maneira bem sucinta, com a métrica do ROE é possível determinar se os seus recursos estão sendo alocados da melhor maneira possível no que diz respeito ao retorno financeiro.

Ou seja, se você está maximizando os seus lucros.

No que consiste o conceito do ROE?

Como vimos logo no início, ROE é uma sigla que advém do inglês e significa Return on Equity, Retorno sobre Patrimônio Líquido.

Para começarmos a entender o que de fato esse conceito significa, precisamos voltar um pouco e termos claramente a ideia de que patrimônio não é investimento.

Ou seja, estes dois conceitos não são sinônimos.

Da mesma forma, patrimônio não está relacionado com o lucro da empresa.

Patrimônio líquido, que é o foco do ROE, corresponde a todos os recursos produtivos da organização.

Nessa soma podemos contabilizar tanto o próprio dinheiro em caixa, quanto o dinheiro investido pelos acionistas e congêneres.

De maneira direta, podemos entender o patrimônio líquido como todas as fontes de dinheiro que a empresa tem e acumulou e utiliza para manter as suas atividades produtivas.

Para o mundo dos investimentos, patrimônio líquido é mais fácil de ser entendido e corresponde a todos os seus rendimentos atrelados ao aporte inicial investido.

O patrimônio líquido se faz a partir dessa somatória.

O MELHOR INVESTIMENTO PARA 2017 - URBE.ME
Fonte: Google

Por que saber do ROE acaba sendo tão importante?

Se você chegou até aqui deve estar se questionando porque o ROE é tão importante e porque você como investidor ou gestor deve conhecê-lo e dominá-lo.

A resposta é simples, ao conhecer e dominar bem no que consiste o Return on Equity você consegue identificar se os seus esforços de gestão e de direcionamento dos seus investimentos tem surtido os efeitos esperados.

Para que você tenha uma ideia mais precisa sobre o ROE, a partir dele é possível determinar, por exemplo, qual o percentual de retorno que você está tendo com base no que você tem.

Para os investidores o Return on Equity acaba sendo ainda mais importante sobretudo para aqueles que estão buscando uma empresa para investir.

A partir do cálculo do ROE, você pode facilmente identificar qual o retorno médio que a referida empresa apresenta aos seus acionistas.

Podendo dessa maneira escolher a opção mais vantajosa para você.

O ROE também pode ser negativo, entenda:

O ROE significa o Retorno sobre o Patrimônio Líquido, e você pode se deparar com ele negativo. Você tem ideia do que isso indica?

Para que o ROE efetivamente faça sentido precisamos partir da ideia de que a empresa, seja ela qual for, possui um patrimônio.

Com problemas diversos de gestão, a empresa pode acabar liquidando totalmente o seu patrimônio e nesse caso pode abrir espaço para que o patrimônio de terceiros financie as atividades produtivas da corporação.

Aqui podemos imaginar tanto bancos quanto até outras instituições que estejam dispostas a bancar as atividades da empresa.

Esse não é o cenário ideal, logicamente, mas infelizmente pode acabar acontecendo.

Caso não haja por parte dos gestores uma administração adequada do patrimônio líquido em mãos.

Caso você seja empresário, tenha em mente que o ROE não vem interessar apenas aos próprios donos da empresa.

Contudo, também a acionistas e possíveis investidores que ao visualizarem a situação da corporação podem ou não investir nela.

A importância para o investidor

Vimos uma mescla ao longo de todo o post sobre a importância de conhecer o Return on Equity.

No final, entretanto, deixei um apanhado sobre a relevância do tema principalmente para o investidor.

Se você está pensando em começar a investir deve ter se deparado com a análise de investimento.

Uma boa análise de investimento invariavelmente vai contemplar a ROE para garantir que o seu capital está sendo direcionado para as melhores opções de investimento disponíveis.

No caso de determinar os melhores investimentos para você, o Return on Equity se manifesta como a rentabilidade que você terá diante daquilo que você investiu em um determinado período.

Com isso você consegue facilmente comparar vários tipos diferentes de investimento para escolher a alternativa mais lucrativa com base no seu patrimônio líquido para investir.

Assim como o ROE corresponde a rentabilidade que você terá com o investimento, o capital investido diz respeito ao seu Patrimônio Líquido.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas