Anúncios

Pix: mecanismo de devolução de valores começa a funcionar hoje.

A ferramenta completa um ano e libera nova funcionalidade.

A partir de hoje, o mecanismo de devolução de valores começa a funcionar, justamente no mesmo dia em que o Pix completa um ano.

A ferramenta passará a contar com o mecanismo especial de devolução, que vai facilitar o retorno de valores movimentados em caso de suspeita de fraude ou falha operacional.

Fonte: Google

O mecanismo foi anunciado pelo Banco Central em junho e a partir desta terça-feira se junta a outras medidas para aperfeiçoar a segurança do Pix.

A ideia é que a devolução seja feita pela própria instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta. Já há um mecanismo parecido, mas ele funciona apenas quando o usuário recebedor detecta algum erro.

A nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais. No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações.

O mecanismo passa a ser mais uma ferramenta de proteção dos usuários do Pix. Anteriormente, o BC já havia instituído um limite de R$ 1 mil nas transações realizadas no período noturno.

Além disso, as instituições financeiras devem oferecer aos clientes a possibilidade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite. Essa decisão foi tomada porque a maioria dos crimes, como sequestros-relâmpago, acontecem no período noturno.

Desse modo, essas novas funcionalidades trarão mais segurança. Os bancos e outras instituições financeiras terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivar pedido de aumento do limite de transações feito por canal digital.

Até então, o prazo para aumento de limite do Pix variava entre uma hora e o dia útil seguinte. A mudança vale também para TED, DOC, boleto, cartão de débito e transferências entre contas do mesmo banco.

→ VEJA TAMBÉM: Cartão de Crédito Pan: Inclusive para Negativados.

Vanessa Gomes

por

Vanessa Gomes

Recomendados

Cartão de Crédito Inter para negativados: Veja aqui como conseguir o seu.

Saiba tudo sobre novo cartão de crédito do Itaú que está tendo maior índice de aprovação e sem cobrança de anuidade.

Cartão de Crédito Pan: Inclusive para Negativados