Anúncios

Pix Cobrança: Saiba como usar o Pix como boleto.

Entenda como usar a nova funcionalidade do Pix.

Acho que grande parte da população concorda que o Pix foi uma ideia genial para realizarmos as transações financeiras, não é mesmo?! Bom, mas as novidades não param por ai. Agora, você poderá usar o Pix para realizar transações iguais aos boletos de cobrança, entenda como irá funcionar o Pix Cobrança.

Fonte: Google

Mas afinal, como irá funcionar esse novo artifício do Pix?

O Pix Cobrança, irá funcionar como um boleto normal, ou seja, será possível gerar uma cobrança futura e estipular uma data de vencimento, onde terá cobrança de juros, multa e até mesmo descontos. O tradicional código de barras de um boleto, será substituído pelo QR Code.

Até agora, o QR Code do Pix era liberado somente para pagamentos instantâneos, e hoje, com essa nova funcionalidade, você poderá programar uma data de vencimento para pagamento.

Instituições como comércio, prestadores de serviço, poderão emitir o Pix Cobrança, como uma forma de fatura, ou seja, as empresas poderão substituir a emissão de boletos bancários pela nova função e claro, com mais praticidade e compensação imediata, diferente do boleto, que pode levar até 3 dias para o banco identificar o pagamento.

Segundo o Banco Central, as empresas e varejistas que começarem a utilizar o Pix Cobranças, terão até junho para se adaptarem ao novo formato.

“A regra estabelece que as instituições participantes do Pix, que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente”.

Continue acompanhando nossas dicas e não deixe de ver o artigo abaixo!

Calendário de pagamento do PIS 2021 é adiado para 2022.

Vanessa Gomes

por

Vanessa Gomes