Pagamento Adicional na Conta dos Trabalhadores Será Confirmado Pela Caixa até o Final desta Semana

Pagamento Adicional na Conta dos Trabalhadores Será Confirmado Pela Caixa até o Final desta Semana

A Caixa Econômica Federal divulgou um pagamento extra destinado aos trabalhadores com empregos formais no país. Os pagamentos tiveram início no início deste mês e a expectativa é que os brasileiros possam efetuar os saques até o encerramento desta semana. Abaixo, apresentamos mais detalhes sobre os valores envolvidos.

Com a chegada de setembro, a Caixa Econômica Federal liberou a modalidade de Saque-Aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os beneficiários que fazem aniversário neste mês. Se você se enquadra nesse grupo, está apto para realizar o saque aniversário correspondente a este ano.

O FGTS oferece atualmente duas opções de saque. A primeira, conhecida como saque-rescisão, permite ao indivíduo retirar parte do saldo em sua conta no caso de demissão sem justa causa. Esse modelo visa fornecer um recurso financeiro para auxiliar nas despesas do trabalhador após a perda do emprego.

Por outro lado, no sistema de saque-aniversário, o FGTS possibilita que, uma vez por ano, no mês de aniversário do beneficiário, seja realizado um saque parcial do montante disponível em sua conta. Apesar das críticas feitas pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), o benefício do saque-aniversário continua operando normalmente.

Caso você tenha interesse em modificar a modalidade de saque do seu FGTS para obter acesso a recursos de forma mais rápida, é uma opção viável. A seguir, apresentamos informações sobre como efetuar a alteração na modalidade de saque, bem como o período necessário para retornar à modalidade de saque anterior.

pagamento-adicional-na-conta-dos-trabalhadores-sera-confirmado-pela-caixa-ate-o-final-desta-semana
Pagamento Adicional na Conta dos Trabalhadores Será Confirmado Pela Caixa até o Final desta Semana (Foto: Reprodução/Internet)

Mudança de Modalidade de Saque do FGTS

Se estiver realizando essa ação pela primeira vez, a Caixa autorizará a mudança. Entretanto, se você escolheu o saque-aniversário e deseja voltar à modalidade de saque-rescisão, será necessário aguardar um certo período. Um prazo de dois anos será contado a partir da primeira alteração realizada. Isso implica em uma espera de 24 meses.

É fundamental ponderar cuidadosamente antes de efetuar essa mudança. O processo de alteração pode ser conduzido por meio do aplicativo “FGTS”, disponível na Play Store e na App Store. Pode ser que em breve os cidadãos optem por deixar o saque-aniversário, uma vez que o ministro do trabalho expressou preocupações a respeito dessa modalidade.

Espera...