Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Descubra possíveis motivos

Recentemente, a Receita Federal efetuou o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Portanto, aqueles que foram incluídos neste lote já deveriam ter recebido os valores correspondentes. Caso você ainda não tenha recebido o valor, é importante entender o que pode ter acontecido.

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Em primeiro lugar, é válido ressaltar que o segundo lote de restituição priorizou os contribuintes com prioridade legal, especialmente aqueles que enviaram declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo PIX como forma de recebimento.

Se você confirmou que estava incluído neste lote ou enviou sua declaração do Imposto de Renda com antecedência e está na faixa de prioridade, é recomendado verificar alguns pontos.

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Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Descubra possíveis motivos (Foto: Reprodução/Internet)

Quais são os possíveis obstáculos para o recebimento da minha restituição?

Existem diversos motivos que podem impedir o pagamento da sua restituição do Imposto de Renda. Veja abaixo algumas dessas razões:

Malha fina:

Quando o contribuinte não recebe o valor da restituição, é um indicativo de que sua declaração foi retida na malha fina. Isso ocorre quando a Receita Federal identifica erros ou inconsistências nos dados informados pelo contribuinte.

Nesse caso, é necessário verificar exatamente qual foi o erro ou inconsistência e, se necessário, justificar as informações fornecidas. Se o contribuinte puder comprovar que os dados estão corretos, a restituição será paga normalmente.

Porém, se houver um erro comprovado, poderá ser aplicada uma multa ou até mesmo uma penalidade mais severa. Para corrigir os erros, é preciso fazer uma declaração retificadora. Basta, seguir um processo similar ao da declaração original, mas informando que se trata de uma retificação.

Erros de digitação:

Se, ao consultar a situação da restituição, o contribuinte visualizar a mensagem “enviado ao banco para crédito”, mas não tiver recebido o valor, pode ser que tenha digitado incorretamente as informações, como a chave PIX ou o número da conta corrente para o depósito.

Nesse caso, é recomendado entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco por meio dos telefones disponibilizados, a fim de solucionar o problema e atualizar as informações corretas para o depósito da restituição.

É importante ressaltar que esses erros não impedem o envio da declaração, mas podem dificultar o recebimento da restituição.

Muitas pessoas só descobrem esses erros quando aguardam o valor do imposto a ser restituído. João Olenike, membro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), afirma: “Esses erros não impedem o envio da declaração, mas atrapalham o depósito da restituição, por isso, muitas pessoas só descobrem ao esperar o dinheiro do imposto a ser restituído.

Espera...