Lucro líquido da Vale recua 36% no 3º tri para US$2,84 bi


Lucro líquido da Vale recua 36% no 3º tri para US$2,84 bi

A mineradora Vale registrou lucro líquido de 2,84 bilhões de dólares no terceiro trimestre, queda de 36% versus o mesmo período do ano passado, impactado por resultados financeiros, com ajuste de variação cambial acumulada em 2022 e marcação do valor de debentures, informou a companhia nesta quinta-feira.

Contudo, o resultado veio acima do esperado por analistas, que previam um lucro líquido de 2,55 bilhões de dólares em média, conforme dados da LSEG.

“Continuamos avançando significativamente em nossas prioridades estratégicas e de negócios. Em soluções de minério de ferro, estamos no caminho para atingir o guidance, com o aumento da produção até o momento, melhora na qualidade média e redução do gap entre produção e vendas no trimestre”, afirmou em nota o CEO Eduardo Bartolomeo.

Uma das maiores produtoras globais de minério de ferro, a empresa reportou um lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado das operações continuadas de 4,18 bilhões de dólares entre julho e setembro, ante 3,67 bilhões de dólares no mesmo período de 2022.

A empresa havia reportado na semana passada uma alta de 6,6% nas vendas de finos de minério de ferro no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2022, enquanto a produção da commodity da companhia recuou 3,9% na mesma comparação.

O preço realizado de finos de minério de ferro no terceiro trimestre foi de 105,1 dólares por tonelada, alta de 12,5 dólares por tonelada na comparação anual, em grande parte atribuído a preços de referência mais altos de minério de ferro (10,7 dólares/t maior a/a) e a um impacto positivo de ajustes de preços (2,1 dólares/t maior a/a).

A receita líquida de vendas no terceiro trimestre foi de 10,62 bilhões de dólares contra 9,93 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.

A dívida líquida expandida ficou em 15,49 bilhões de dólares no trimestre, ante 13,28 bilhões de dólares no mesmo período de 2022.

Diante do resultado, o Conselho de Administração da Vale aprovou nesta quinta-feira a distribuição de proventos aos acionistas de cerca de 10 bilhões de reais, ou 2,331661567 reais por ação, com base no lucro apurado no balanço de 30 de setembro.

(Por Marta Nogueira; Reportagem adicional de Peter Frontini)

Fonte: Reuters

Espera...