Publicidade

Investimento a curto prazo: 4 melhores opções

Por:

Publicidade

investimento de curto prazo
Fonte: Google

Você está pensando em começar a investir mais tem medo de precisar fazer o resgate do dinheiro rapidamente por conta de uma eventual emergência?

Para isso é preciso que você busque um investimento a curto prazo.

E de fato existem boas opções de investimento ao seu alcance com retorno em menos de doze meses.

Quando falamos sobre investimentos de curto prazo estamos falando sobretudo sobre investimentos com liquidez. Quando o investimento possui alta liquidez isso quer dizer que rapidamente o investidor consegue resgatar o dinheiro investido. Ou seja, os títulos ou ações rapidamente se convertem em recursos. Da mesma forma baixa liquidez expressa uma dificuldade nessa conversão.

Comumente investimentos com alta liquidez são investimentos ágeis e simples e devem integrar a carteira de todo bom investidor independente de sua capacidade de investir.

De maneira clara, independente de você possuir uma elevada capacidade de investimento ou ser um iniciante, os investimentos de alta liquidez devem compor a sua carteira.

Mas quais as melhores opções? A melhor opção de investimento a curto prazo depende de alguns fatores como, por exemplo, do seu objetivo com a aplicação e o seu aporte.

O que pode ser uma excelente alternativa para investidores que comumente investem pequenos valores pode não ser a opção mais assertiva para investidores com aporte de investimento maior.

Analisar cada situação individualmente se faz fundamental aqui.

Abaixo você encontra uma listagem sobre os melhores investimentos com opções de curto prazo para você que busca investimento a curto prazo.

Investimento a curto prazo

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário é uma das opções que atualmente se mostra como uma alternativa muito interessante para investidores que buscam ativos de curto prazo.

É um investimento com isenção de Imposto de Renda e que possui papeis com resgate para cento e oitenta dias a trezentos e sessenta e cinco dias.

Se faz uma opção de investimento que pode render para o investidor cem por cento do Certificado de Depósito Interbancário, o CDI, e com uma rentabilidade superior à caderneta de poupança.

Com o LCI é como se você estivesse emprestando dinheiro para incentivar e fomentar programas relacionados ao setor imobiliário, como financiamentos, por exemplo.

Assim como a caderneta de poupança a LCI possui o Fundo Garantidor de Crédito, o FGC, o mesmo responsável por garantir a segurança da poupança.

Letra de Crédito do Agronegócio

A Letra de Crédito do Agronegócio ou LCA é muito similar ao LCI, todavia, os recursos capitaneados são destinados ao fomento e ao incentivo ao agronegócio podendo ser destinado a diversas etapas de sua produção ou comercialização.

Assim como a Letra de Crédito Imobiliário, a LCA é isenta de Imposto de Renda e possui a garantia do FGC.

Com ele o investidor está resguardado quanto a um eventual problema quanto o banco emissor da letra de crédito.

Com o fundo o investidor recebe o seu investimento corrigido quanto aos rendimentos referentes ao período.

Para tanto o valor limite deve ser de duzentos e cinquenta mil reais.

O LCA tem uma liquidez um pouco menor do que a LCI então deve ser considerada dentro de suas características, ou seja, o seu resgate acaba demorando um pouco mais.

Certificado de Depósito Bancário: Melhor investimento a curto prazo

O Certificado de Depósito Bancário é uma das formas mais populares de investimento no país.

E em termos práticos acaba sendo similar ao LCI e ao LCA, onde o investidor realiza um tipo de empréstimo a instituição emissora dos títulos que remunera o seu detentor.

O Certificado de Depósito Bancário, o CDB, acaba sendo uma das opções com melhor rentabilidade entre as alternativas de rentabilidade fixa, podendo facilmente superar o retorno de cento e trinta por cento do Certificado de Depósito Interbancário, o CDI.

Quanto menor o banco responsável pelo CDB melhor tende a ser o seu rendimento uma vez que ele não conta com a publicidade positiva ao seu favor e precisa oferecer opções atrativas para seus investidores.

Assim como outros investimentos que separei aqui para você, o CDB também possui a garantia do FGC.

Uma das vantagens do CDB é que alguns modelos desse tipo de investimento possuem liquidez diária.

Sendo interessante para quem eventualmente precise fazer o resgate de seus recursos.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é uma alternativa de investimento assegurada pelo Tesouro Nacional e é simplesmente a opção mais segura de investimento a curto prazo.

Apesar de contar com desconto de Imposto de Renta e a taxa Selic estar atualmente em declínio, tem se mostrado uma opção interessante de investimento.

Sobretudo para investidores que não querem aguardar a ação do Fundo Garantidor de Crédito.

Caso algo desagradável venha a ocorrer com a instituição a qual estão investindo.

E eu já te falei? O Tesouro Selic pode ser resgatando a qualquer momento!

Isso mesmo, a qualquer momento e sem tributação de Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, a partir do trigésimo dia.

Quer saber mais sobre o Tesouro Selic? Preparamos um artigo cheio de informações muito bacanas sobre ele!

SAIBA MAIS!

Recomenda

Últimas