Grande Novidade: AliExpress Traz Benefícios Especiais aos Consumidores do Brasil
Na última sexta-feira, 14, o AliExpress, um dos principais sites de compras visitados pelos brasileiros, divulgou uma novidade importante para seus clientes.
Anúncios
Em nota oficial, a empresa informou que vai aderir ao novo programa “Remessa Conforme” do governo federal para despacho internacional de mercadorias.
A entrada em vigor deste programa no Brasil está agendada para o mês seguinte.
Adesão do AliExpress ao ‘Remessa Conforme
De acordo com informações do Valor Econômico, o AliExpress recebe com otimismo o novo programa “Remessa Conforme”, enxergando-o como uma maneira de garantir maior transparência e eficiência ao ecossistema de comércio eletrônico internacional no Brasil.
Todas as empresas que aderirem a esse programa terão direito à isenção do imposto de importação de 60% em envios de até US$50.
Além disso, essas empresas poderão enviar produtos para o Brasil com liberação automática das remessas nos Correios.
De acordo com o AliExpress, essa decisão permitirá que os consumidores brasileiros continuem comprando uma diversidade de produtos internacionais a preços razoáveis, conforme relatado pelo Valor.
O novo programa do governo trará benefícios tanto para o comércio eletrônico internacional com o Brasil quanto para o comércio do Brasil para o exterior.
Varejo Brasileiro Manifesta-se em Oposição a Medida
O varejo brasileiro manifesta sua oposição à isenção de impostos, temendo um desequilíbrio tributário.
Enquanto sites internacionais beneficiados por essa isenção pagariam apenas 17% de ICMS, as empresas nacionais enfrentariam uma carga tributária significativamente mais alta, variando entre 80% e 130% em toda a cadeia produtiva e de distribuição, de acordo com dados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo).
O AliExpress, pertencente ao grupo Alibaba, declara-se empenhado em colaborar com as autoridades brasileiras para promover o desenvolvimento da economia digital do país, conforme reportado pelo Valor Econômico.
É relevante mencionar que a Cainiao, operação logística do Grupo Alibaba, possui um acordo de distribuição com os Correios no Brasil.
Fundado em 2010, o AliExpress é um serviço de varejo online que integra o conglomerado chinês Alibaba Group.
A preocupação do setor varejista brasileiro reflete os desafios decorrentes do tratamento tributário diferenciado entre empresas nacionais e internacionais no contexto do comércio eletrônico.