Gás Natural Veicular: Economize no combustível com impostos

Gás Natural Veicular: Economize no combustível, com impostos e rode mais.

Com o frequento aumento dos combustíveis, os motoristas começam a pensar em formas de possibilidades de economizar, principalmente pessoas que usam seus veículos como ferramenta de trabalho.

Uma das formas que os brasileiros estão optando, é realizar a troca do combustível de seus veículos para o Gás Natural Veicular, o GNV. Vamos te dar todas as informações sobre o que é GNV, quais as suas vantagens e desvantagens e quais tipos de veículos podem utilizar esse combustível.

Gás Natural Veicular
Fonte: Google

Para começarmos, vamos te explicar o que é o Gás Natural Veicular, o GNV.

O que é o gás natural veicular (GNV)?

O gás natural veicular é conhecido como o “combustível do futuro”. Ele é formado a partir da mistura de hidrocarbonetos leves que, somados à pressão atmosférica e temperatura ambiente, permanecem no estado gasoso.

A queima desse combustível é considerada uma das mais limpas, já que praticamente não emite monóxido de carbono. Além disso, ela não conta com enxofre em sua composição, o que não auxilia na formação da chuva ácida.

Para receber esse tipo de combustível, o veículo precisa ser adaptado. Para fazer essa conversão é importante que o motorista leve o seu carro até um local autorizado e de qualidade, a fim de evitar danos ao seu veículo.

Apesar de esse procedimento não ser barato, ele consegue compensar em curto prazo, já que é uma alternativa mais limpa e barata do que os combustíveis que estamos acostumados a utilizar.

É uma alternativa que pode ser instalada em praticamente todos os veículos automotores por meio de cilindros (cuja fabricação é certificada pelo Inmetro), mesmo aqueles com carburador ou sistema de injeção eletrônica. Um detalhe: o GNV é diferente do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) que, como a gasolina ou o diesel é um subproduto do petróleo obtido em refinarias.

Interessante notar que ambas são alternativas ecológicas, ou seja, não poluem o meio ambiente. No caso do primeiro, a redução na emissão de gases tóxicos na atmosfera chega a 70%.

Com esse benefício para o meio ambiente, você poderá ter desconto em impostos como IPVA, por exemplo. Vamos te explicar como funciona.

como instalar gás natural em seu veículo
Fonte: Google

Desconto no IPVA com GNV: 

Em alguns estados, como é o caso do Rio de Janeiro, veículos que rodam com o kit gás pagam menores alíquotas desse imposto anualmente. Esse é um incentivo do governo estadual para impulsionar o consumo de gás natural.

Os proprietários de carros com GNV pagam alíquota de 1,5% do valor venal do veículo, enquanto os proprietários de carros flex encaram uma alíquota de 4%.

E o desconto no IPVA é só um dos benefícios do GNV. O combustível também é o mais barato nos postos e tem melhor rendimento quando comparado com a gasolina e o etanol.

Além disso, o gás gera menos desgaste ao motor e, consequentemente, reduz os gastos com manutenções de alguns componentes e peças. Ou seja, são muitas formas de economizar.

Desconto no IPVA com GNV
Fonte: Google

Desconto no IPVA com GNV: Passo a passo

Resumidamente, funciona da seguinte maneira:

  • É preciso instalar o GNV em oficina homologada no Inmetro;
  • Uma inspeção veicular deve ser feita em empresa acreditada pelo Inmetro para obter o CSV (Certificado de Segurança Veicular);
  • De posse do CSV, deve-se levar o veículo ao Detran para inclusão do GNV em seu documento.

Vantagens do Gás Natural Veicular:

→ Impacto no bolso:

Veja abaixo um exemplo da economia que será feita:

Fonte: Google

Ao contrário da gasolina, que sofre alteração de preço constantemente, o GNV se mantém estável (na maior parte do tempo). Segundo o último levantamento da média do valor do GNV no Brasil, o preço do combustível gira em torno de R$ 3 o metro cúbico.

E segundo a Associação Brasileira do Gás Natural Veicular, com 1 metro cúbico de gás é possível circular, em média, até 14 km na cidade, ou seja, um bom custo-benefício para que roda bastante, já que, atualmente, o carro não eletrificado mais econômico segundo o Inmetro (Renault Kwid) faz 10,3 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina.

Existe ainda em tramitação na câmara dos deputados o Projeto de Lei (PL) 6.407/2013 que busca sucumbir o monopólio da Petrobras quanto a distribuição do GNV, fazendo com outras empresas também forneçam gás para a rede, gerando assim uma competitividade que certamente fará o preço cair mais ainda.

Automóveis equipados com GNV são contemplados com um desconto de 70% no valor do IPVA.

→ Ecológico:

Em uma época que a sustentabilidade, principalmente ligada ao setor automotivo, leva muitos motoristas a procurarem alternativas não poluentes, é necessário enxergar as alternativas disponíveis no mercado.

É verdade que carros elétricos e híbridos já têm certa aceitação, porém ainda são opções que não cabem nos bolsos da maioria, é ai que o GNV fica em evidência, permitido em carros leves desde 1996, o combustível que está em sua 6ª geração já é bem conhecido pelas oficinas independentes e atende muito bem aqueles que buscam um mundo melhor, pois sua queima é a mais limpa em comparação com os outros combustíveis.

Espera...