Publicidade

Bitcoins: tudo o que você precisa saber!

A moeda digital: Saiba tudo sobre o assunto!

Por:

Bitcoins
Fonte: Google
Publicidade

Bitcoins ou criptomoedas, como preferir, é um tipo de moeda virtual, essa é a maneira mais fácil de definir o que realmente significa o termo.

O Bitcoin é um fenômeno puramente digital que surgiu em meados do ano de 2009.

Ele teria sido criado pelo programador ou ainda por um grupo de programação que utilizou do nome Satoshi Nakamoto para lançar o produto no mercado.

Infelizmente não se sabe muito sobre o criador ou criadores do Bitcoin, o pouco que se sabe é esse nome que o nome utilizou quanto a divulgação do trabalho.

A moeda digital, surgiu com o objetivo de facilitar as negociações dento da internet e é hoje destinada à comercialização de produtos e serviços dentro das plataformas digitais.

Ao contrário de outras moedas que conhecemos, como, por exemplo o euro, ou mesmo o real, o Bitcoin não existe no mundo real, embora tenha valor nele.

O Bitcoin inspirou centenas de imitadores, mas continua sendo a maior criptomoeda por capitalização de mercado.

E se quiser saber mais sobre ela, leia todo artigo até o final.

Entendendo um pouco mais sobre Bitcoins

A menor fração do Bitcoin também é denominado de Satoshi, fazendo uma pequena menção ao seu criador.

A moeda digital surgiu com o objetivo de se tornar uma opção descentralizada, sem que os usuários dependessem de uma instituição financeira para intermediar as trocas e demandas da nova moeda, o que de acordo com os seus criadores facilitaria a vida de seus usuários.

A ideia é que seguindo essa premissa de não haver uma instituição por trás as transações pela internet poderiam ser feitas de maneira simplificada, rápida e igualmente o Bitcoin poderia ser usado em todo o mundo.

Por ter ganhando rapidamente o mercado e se valorizado em um grande boom, muitas pessoas aproveitaram o Bitcoin como uma forma de investimento e conseguiram de fato aumentar o seu capital.

Todavia, para investir nesse “quase modelo” de investimento recomendo muito cuidado e sobretudo conhecimento sobre o mercado e como efetivamente funciona o sistema de Bitcoins.

Como adquirir Bitcoins?

Através da criação de uma carteira virtual você pode adquirir dinheiro em forma de Bitcoins, tanto para investir, quanto para sua diversão.

O dinheiro no mundo virtual vale da mesma maneira como vale no mundo real.

É basicamente como se você tivesse dinheiro em um banco, só que livre de taxas bancárias, o que é ótimo!

Se ficou curioso vou falar como essa carteira acaba sendo criada para conseguir seus Bitcoins.

Através do site oficial da blockchain, você cria sua carteira, e pode obter bitcoins.

As carteiras digitais, onde as suas moedas ficam armazenadas, se configuram como digitais on-line ou ficam instaladas na sua máquina.

A moeda virtual vale para pagar serviços ou produtos, como em uma negociação comum.

O mais interessante, entretanto, diferente de outros meios de pagamento que deixam rastros, as transações por Bitcoins é praticamente impossível sofrer interceptação, sendo criptografadas de ponta a ponta.

Você também pode comprar diretamente Bitcoins, pagando-o em dinheiro, tanto real quanto dólar.

Para tanto, tudo dependendo do valor de mercado, quanto mais caro for o Bitcoin, mais dinheiro você precisará desembolsar para poder adquiri-los.

Somente no site da blockchain, é possível criar sua carteira virtual e fazer o processo de compra dos seus Bitcoins.

Lembre-se disso para evitar cair em golpes de sites fraudulentos que prometem a vendas da criptomoedas.

Formas de ganhar dinheiro com Bitcoins

Você já deve ter ouvido muitas histórias por aí, a internet inclusive está cheia delas, muitas pessoas relatam que faturaram um dinheiro alto através de transações com os Bitcoins, e de fato, com a rápida valorização que a moeda sofreu no início muitas pessoas acabaram adquirindo um bom capital com o investimento nelas.

Mas qual o cenário hoje?

A transação acontece através da compra de moedas virtuais quando elas estão desvalorizadas para depois revendê-las quando elas voltarem a se valorizarem em relação às moedas oficiais.

A única desvantagem dos Bitcoins, é a instabilidade da moeda, tornando assim todo o processo bastante arriscado.

Dentro do mercado de investimentos pode ser considerado como uma opção de renda variável, ou seja, é impossível prever quanto você vai ganhar com as criptomoedas.

Inclusive, precisamos considerar que caso você precise vender as moedas antes de uma revalorização, haverá perdas do capital investido.

Assim como todo investimento de renda variável, o cenário econômico é muito volátil e é preciso conhecimento para se arriscar.

Vale a pena investir em Bitcoins?

Falei que muitas pessoas acabaram ganhando dinheiro com o investimento em Bitcoins, mas vale a pena investir nas criptomoedas hoje?

Indiscutivelmente essas moedas passaram por uma valorização muito grande desde o seu surgimento até o presente momento e não podemos negar isso.

Dessa forma, o que ouvimos por ai sobre investidores que realmente fizeram fortuna com a compra e venda de Bitcoins pode ser verdade.

Mas, ainda assim, é preciso cuidado.

Mesmo que o investimento em criptomoedas pareça perfeito e ideal para aumentar o seu capital e ter uma opção de investimento com alta rentabilidade, é importante cautela e sobretudo conhecimento do mercado.

Muitas pessoas nem mesmo conhecem de fato o segmento e embarcam de cabeça.

Independente do tipo de investimento que você escolher, se você não dominá-lo o retorno tende a não ser como o esperado.

E vale aqui outra ressalva importante.

Quem está vendendo, nem sempre informa os compradores de maneira adequada.

O seu perfil bate com o perfil de um investidor em Bitcoins?

Analise bem o cenário antes de destinar todos os seus recursos na compra das criptomoedas.

O investimento por meio das criptomoedas, é destinado para investidores que tem capacidade para lidar com os riscos do investimento e que possuem sangue frio para os períodos de declínio do mercado.

Imposto de Renda e Bitcoins

Apesar de não ser uma moeda regulamentada, o investidor caso realize a compra das moedas precisa declará-las no Imposto de Renda como Bens e Direitos.

Mas não se preocupe, a tributação só é feita para investidores que obtiveram lucro acima de trinta e cinco mil reais ao mês no ano de referência da declaração.

Considerações finais

O Bitcoin vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, conquistando uma popularidade incrível.

E isso se deve ao grande número de pessoas que estão chegando a World Wide Web, a nossa singela internet.

Alguns se posicionam totalmente contrários a esse tipo de prática, tendo resistência a toda essa evolução se apoiando.

Sobretudo, na falta de segurança que as criptomoedas apresentam.

Infelizmente, não posso negar que embora a criptografia apresente extrema segurança, mas a falta de regulamentação da moeda, exponha os investidores a ataques de hackers e outros esquemas fraudulentos.

No Brasil, o uso da moeda virtual tem sido aceito progressivamente, mas está distante de tomar o lugar do real.

Se você está pensando em investir no Bitcoin, em hipótese alguma coloque quantias que possam de alguma forma comprometer o seu estilo de vida ou patrimônio, ou ainda causar prejuízos.

Infelizmente, há  relatos de investidores que estão realizando empréstimos dando a casa como garantia para poderem comprar as criptomoedas na promessa de ficarem ricos.

Não acredite na promessa de dinheiro fácil e rápido, apesar da fama atribuída aos Bitcoins, o investimento deve ser cauteloso.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Recomenda

Últimas