Anúncios

Entenda Tudo Sobre PIB – Guia Essencial

Saiba tudo sobre essa sigla que é muito falada, mas poucos realmente sabem do que se trata exatamente!

Anúncios

O que é o PIB?
Muitas pessoas não sabem nem a definição verdadeira dessa sigla, e fica difícil entender de economia em nosso país, não sabendo nem mesmo o básico sobre ela. Por isso, vamos falar sobre esse tema tão importante para nossa economia, e se deseja saber um pouco mais sobre esse assunto, que é de interesse de todos os brasileiros, leia o artigo até o final!

Fonte: Google

O PIB é uma sigla muito usada, ela significa Produto Interno Bruto, e é uma forma de calcular a atividade econômica de uma determinada região, município, estado, ou até mesmo de um país como um todo. Esse termo surgiu no ano de 1930, criado por um economista russo, o Simon Kuznets, que usou a demografia e dados estatísticos para entender os impactos do crescimento da população sobre produtividade da região.

Como funciona o PIB?

O PIB mede bens e serviços, a medição é feita através do preço que chega ao consumidor. Sendo assim, são considerados também os impostos sobre todos os produtos comercializados. Para o cálculo do PIB, diversos dados são usados, como pesquisas do IBGE e outras de fontes externas, tudo é feito com seriedade, por gente que entende do assunto. Ao analisar o resultado do PIB, é possível avaliar como a produtividade do nosso país variou, comparando assim com as economias de diferentes países. São dados muito importantes para o nosso desenvolvimento.

Para que serve o PIB?

Você como muitos já deve ter entendido o que é o PIB, mas ainda não deve saber para que serve, e para esclarecer vou resumir. O resultado do PIB serve como referência do desempenho econômico do país. E o crescimento da economia é fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O desenvolvimento se associa à forma como o dinheiro está sendo distribuído na sociedade.

Considerações finais

O PIB determina a nossa atividade econômica através de cálculos de oferta e demanda de bens e serviços. O resultado, é usado até mesmo para a realização do cálculo do salário mínimo no Brasil. Por isso, PIB é considerado um termômetro da nossa economia, isso significa, que quanto maior for o índice de um país, maior é a sua atividade econômica. E quanto maior a atividade, mais se consome, vende, e investe no país, fazendo com que ele evolua economicamente.

Tirou suas dúvidas? Se quer aprender mais sobre esse e outros temas, acompanhe nossos conteúdos, e compartilhe!

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

claytonferreira

por

claytonferreira