Publicidade

É hora de se reinventar: As profissões que serão promissoras no futuro.

Inúmeras possibilidades de profissões surgem no mercado, assim como o desaparecimento de tantas outras. Vamos dar todas as dicas para você não ficar para trás dentro desse novo mercado.

Por:

Publicidade

Fonte: Google

Em acompanhamento das novas necessidades e demandas tecnológicas, o mercado de trabalho está mudando.

Nosso objetivo nesse artigo, é mostrar quais caminhos o mercado de trabalho irá tomar e te dar todo direcionamento para você se adequar a essas transformações. Vamos lá?

Muitas carreiras consideradas tradicionais, provavelmente irão passar por inúmeras transformações, detonando que atividades tidas como promissoras, podem se tornar obsoletas.

Fonte: Google

O grande intuito hoje, é já nos prepararmos para todas essas mudanças, as quais já estão ocorrendo, uma vez que, em diversas áreas, há uma macrotendência para novas possibilidades. Ainda bem, não é mesmo?! Mesmo diante de tantas crises, temos áreas com projeção de grande crescimento e ascensão.

Vale ressaltar que quando falamos em profissões do futuro, é importante ficar atento de que elas não são previsões, são projeções. Projeções que são baseadas em dados e estudos.

Hoje, no atual contexto, a tecnologia móvel e a computação em nuvem, marcam presença. Não é para menos, né?! É o ramo que está regendo o mundo, atualmente.

Vamos te dar todas as informações referente a cada uma dessas profissões, detalhadamente.

Todas as profissões que vamos listar aqui, irão exigir dos profissionais uma série de conhecimentos específicos referentes a tecnologia e ferramentas online.

Vamos conferir quais são essas profissões?

Agente de Cyber Attack:

Fonte: Google

Hoje em dia várias práticas cotidianas são realizadas na internet. As pessoas compram e vendem produtos pela web, efetuam depósitos monetários, gerenciam suas contas e mais uma série de atividades.

Por essa razão, é fundamental que a web seja um ambiente seguro.

É nesse contexto que uma das profissões em alta será o de Agente de Cyber Attack.

Esse profissional possuirá os conhecimentos necessários para proteger sistemas online e identificar invasores.

Especialistas em Experiência do Cliente:

Fonte: Google

O principal intuito desse profissional é permitir que o consumidor obtenha a assessoria adequada ao adquirir determinado produto ou serviço.

O Especialista em Experiência do Cliente é o responsável por assegurar uma boa comunicação entre a empresa e o consumidor.

Basicamente, consiste em colocar o consumidor no centro da estratégia da empresa, oferecendo a ele um sentimento positivo em cada uma das interações realizadas. Esse processo deve envolver todo o relacionamento, independentemente do canal em que ele acontece, seja no atendimento via chat, e-mail, telefone, presencialmente, etc.

O CX vem crescendo cada dia mais, mas há pouco tempo, a história era diferente. As empresas acreditavam que o sucesso de seu negócio e, consequentemente, o foco de suas ações, estava no produto ou serviço negociado.

Além disso, o objetivo principal estava ligado às tentativas constantes de vender mais, lucrar mais, ganhar mais dinheiro.

Hoje, as empresas com um conceito de gestão mais moderno já descobriram o erro que vinham cometendo. De nada adianta ter um excelente produto ou serviço. Ao menos não se a percepção do consumidor em relação à sua marca não é positiva.

Dessa forma, a estratégia Customer Centric, isto é, com foco no cliente, busca estabelecer uma relação mais longa e de lealdade. Mais do que algo a ser seguido pelos agentes que atendem aos chamados, o objetivo é que o Customer Experience faça parte da filosofia da empresa.

As vantagens disso para o negócio são evidentes, pois garantem um atendimento qualificado, promovendo a satisfação e a fidelidade dos clientes.

No presente contexto, em que muitas lojas utilizam vários canais de atendimento, a presença desse profissional se torna fundamental.

Analista de Big Data:

Fonte: Google

Quando a tendência é existir excesso de dados e informações circulando diariamente, o Analista de Big Data será o típico profissional do futuro, sendo requisitado por várias empresas.

Esse profissional tem a função de coletar e analisar os mais variados tipos de dados.

O objetivo dele é analisar os dados e as informações que circulam na internet e que podem influenciar o andamento de uma empresa ou projeto.

Ao contar com alguém apto a analisar o enorme volume de informações na web, uma empresa pode avaliar novas oportunidades e, com base nelas, estabelecer as suas estratégias de negócio.

Walker-Talker:

Fonte: Google

Entre as novas profissões vale mencionar os Walker-Talkers. Eles são profissionais que atuam de forma autônoma. A função deles é interagir com clientes idosos por meio de plataformas online.

É possível dizer que os Walker-Talkers trabalham com o objetivo de fazer companhia para pessoas de idade avançada, que moram sozinhas e distante dos familiares.

Voice UX Designer:

Fonte: Google

Diante dos dispositivos de voz que cada vez mais dominam a tecnologia web, os serviços do Voice UX Designer ganham bastante relevância.

Para que essa tecnologia esteja disponível para o maior número de usuários, esse profissional vai utilizar os conhecimentos de User Experience (UX) voltados para o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologia baseada na voz humana.

Para isso, ele deve compreender como ocorre a comunicação entre o sistema e o usuário, adotando as melhores práticas para facilitar essa interação.

Gerente de Construção de Realidade Aumentada:

A realidade aumentada, diferente da virtual, mantém o usuário no mundo real, porém com a possibilidade de interagir com elementos virtuais. A RA já é usada na concepção de alguns games e também em determinadas empresas.

Empreendimentos como lojas de móveis e decoração, por exemplo, podem demonstrar os seus produtos por meio da tecnologia da Realidade Aumentada.

Por essa razão, é bem provável que profissionais conhecedores dessa tecnologia ganhem bastante espaço no mercado.

Analista de Segurança da Informação:

Esse profissional tem o objetivo de garantir a segurança das informações digitais de um determinado empreendimento, impedindo que tais dados sejam roubados ou manipulados.

Hoje em dia diante do avanço das tecnologias online, é necessário levar também em conta a atuação de indivíduos com objetivo de obter vantagens, invadindo e roubando dados relevantes.

Vale salientar que o Analista de Segurança da Informação não trabalha apenas para assegurar que as informações sejam protegidas, mas também encontrar novas soluções capazes de auxiliar o negócio.

Especialista em Ecommerce:

Fonte: Google

As lojas online já deixaram de ser uma tendência e se tornaram uma realidade, pois cada vez mais pessoas efetuam transações online.

Por essa razão, o futuro é promissor para especialistas em e-commerce, sendo estes os profissionais que determinam quais são as melhores estratégias e as tecnologias mais eficientes para melhorar os negócios de um e-commerce.

Profissionais de Saúde Mental:

Fonte: Google

Atualmente diante do dia a dia bastante corrido, proteger a saúde mental é uma das prioridades de qualquer pessoa.

Exigências, pressão diária e excesso de informação resultam muitas vezes em estresse.

Por isso, os profissionais de saúde mental irão ganhar mais destaque.

Psicólogos e psiquiatras serão ainda mais fundamentais para a nossa sociedade, e também continuarão a fazer atendimentos online.

Machine Risk Officer:

Fonte: Google

No contexto tecnológico, em que as empresas cada vez mais utilizam maquinários variados, o Machine Risk Officer atua com o intuito de diminuir ou sanar por completo riscos que afetam as máquinas no local.

Detetive de Dados:

Fonte: Google

Essa nova profissão está ganhando cada vez mais espaço nas empresas e em um futuro próximo será bastante requisitada.

O motivo para isso é bastante evidente: analisar os mais variados tipos de dados na web melhora o rendimento de uma corporação.

O detetive, conforme a denominação indica, tem a função de investigar e analisar dados no dia a dia da empresa.

Essa investigação permite cruzar, compartilhar e interpretar os muitos dados que estão online, seja nas redes sociais ou até em preenchimento de cadastros.

Ao efetuar essa investigação, o detetive pode detectar fraudes e falhas que podem comprometer a organização.

O trabalho dele também é fundamental para melhorar aplicações em softwares como, por exemplo, a Siri, bem como otimizar as vendas de produtos.

Técnico de Saúde Assistida por Inteligência Artificial:

Fonte: Google

Essa profissão já faz parte do nosso cotidiano por meio de várias maneiras.

Reconhecimento facial e a sugestão de vídeos no YouTube são apenas alguns desses aspectos. No segmento da saúde ela também vai trazer várias vantagens.

Por isso, quem atua nessa área já pode ir se familiarizando com o uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, pois por meio delas o profissional poderá examinar e monitorar pacientes de maneira remota.

Coach de Bem-Estar Financeiro:

Fonte: Google

Coach é a palavra do momento. Há o coach esportivo, coach de relacionamento e, também, aquele que vai ser fundamental para o sucesso de qualquer negócio, o coach de bem-estar financeiro.

Esse profissional será requisitado para auxiliar na gestão da saúde financeira das empresas, a tornando competitiva e com as contas sempre em ordem.

Para todas as profissões que citamos acima, os profissionais deverão estar sempre conectados às habilidades que precisarão ser desenvolvidas, pois serão buscadas pelo mercado de trabalho.

Essas habilidades, são:

Desenvolvimento de inteligência emocional tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional. Esse ponto, é um ponto muito importante, pois o auto conhecimento e gestão das emoções regem muitas coisas.

O profissional que possui inteligência emocional, ele tem muito mais equilíbrio em suas ações.

O pensamento crítico também é outro ponto muito importante, pois o profissional que atua com esse pensamento, ele analisa com agilidade as alternativas, testando possibilidades para priorizar resoluções dos mais diversos problemas.

Desenvolver a tomada de decisão é algo também valioso, o profissional deverá estar preparado para tomar decisões de forma ágil e rápida, justamente devido a velocidade que as ações precisam ser resolvidas no mundo corporativo.

Esperamos que esse artigo te ajuda a se reinventar e se adequar a esse novo mercado de trabalho, que será muito promissor. Até a próxima!

Recomenda

Últimas