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PASSO 8: PROMOÇÃO E DESCONTOS

Algumas dicas ao criar a sua promoção podem fazer toda a diferença para alavancar a sua loja ou seu negócio. Afinal, essas campanhas são as principais responsáveis por trazerem novos clientes, recompensar os mais fiéis e impulsionar produtos que sejam lançamento ou que precisam de fluxo de vendas.

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Defina o objetivo da campanha promocional: Fazer uma promoção “por fazer”, sem qualquer planejamento, é um erro comum para iniciantes no assunto e que deve ser evitado. Afinal, em uma loja tudo deve ser feito por algum motivo, por menor que possa parecer a iniciativa.

Por exemplo, você está organizando uma campanha promocional com qual finalidade? Vender os produtos que estão virando o ano no estoque? Chamar novos clientes? Lançar uma nova coleção de algo? Ganhar publicidade? Alavancar a venda de outros produtos que não estão na promoção?

Sempre que você iniciar uma nova promoção, o objetivo deve estar bem definido, pois ele pode determinar quais tipos de estratégias você vai adotar e quais as melhores formas de colocá-las em prática.

Saiba o público-alvo das promoções na loja: Como você vai fazer uma promoção sem saber para quem? Definir e analisar o seu público-alvo é a principal garantia de que a sua campanha atingirá os resultados esperados e de que seu orçamento não será desperdiçado.

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Descubra quem eles são, quais os seus hábitos de consumo, em quais redes sociais eles estão, como gostam de ser notificados sobre as promoções e que tipo de produtos estão buscando.

Além disso, descubra em quais canais eles gostariam de ser impactados e qual o formato de conteúdo que preferem quando o assunto são promoções. Isso evita que eles se sintam incomodados e que possam considerar a sua promoção como um spam.

Esses procedimentos contribuirão não apenas para maior efetividade da promoção, mas também para orientar a produção de conteúdo, os canais de divulgação a serem utilizados, as métricas a serem avaliadas, os produtos a serem oferecidos, entre outros fatores diretamente relacionados a seu público.

Ofereça valor ao cliente: O consumidor só perceberá valor em uma promoção caso ela seja realmente relevante para os seus interesses.

Ainda que você tenha como estratégia principal acelerar a venda de um produto que está encalhado, por exemplo, é importante que ele não se sinta enganado pela promoção, e que os preços da campanha realmente ofereçam algo positivo.

A melhor forma de fazer isso é descobrir quais mercadorias o cliente busca e oferecer descontos progressivos, mix de produtos ou compras relacionadas, para que assim ele compre dois ou mais itens de uma única vez.

Além disso, pequenas ações como personalização de e-mails e o uso de uma linguagem mais leve podem contribuir para o valor agregado, fazendo com que o consumidor se sinta uma parte importante daquela marca — não apenas um número a mais em uma planilha de vendas.

Tenha sempre em mãos um calendário de datas comemorativas e utilize aquelas que estejam relacionadas ao seu ramo de negócio, mesmo que de forma indireta, para ativar novas promoções.

Monte estratégias de divulgação da promoção: Talvez este seja o ponto mais importante de como fazer promoções. Quando você consegue atingir o público e fazer com que eles descubram a campanha, raramente terá poucas visitas no seu site. Claro, a conversão/efetivação dependerá muito dos produtos que você tem a oferecer; mas, se casar as estratégias, a garantia de sucesso é alta.

Estabeleça a forma que você fará com que os possíveis leads descubram a sua promoção e defina a verba para cada um desses canais, bem como o tipo de clique que será utilizado.

Atualmente, os meios mais utilizados para a divulgação na internet são o Google AdWords, campanhas em mídias sociais como Facebook Ads e Instagram Ads, banners na Rede de Display do Google e e-mail marketing promocional.

Nada impede de mesclar todas as técnicas ou de selecionar apenas algumas. Desde que o objetivo esteja bem definido e a campanha tenha um planejamento de execução adequado, o retorno do investimento estará a um passo de acontecer.

Escolha bem o tipo de promoção a fazer: Existem basicamente quatro tipos de promoções: progressiva, cupom de desconto, descontos/promoções e descontos na compra em atacado. Sabe o que você deve levar em consideração para escolher? O objetivo! Cada oferta é focada em um objetivo ou público diferente.

E se é necessário investir algum tempo planejando a efetividade da promoção, também é ideal que se invista a mesma quantidade de tempo acompanhando e analisando o desempenho da ação. E é aqui que entram as métricas, indicadores que mostrarão como a sua estratégia se comportou.

Existem duas formas de fazer esse acompanhamento: por meio de uma análise em tempo real, compreendendo como cada produto e anúncio está se comportando, e com um relatório ao fim da promoção, que reúna um compilado de boas práticas para auxiliar no planejamento dos próximos passos.

Embora os dois procedimentos sirvam ao mesmo propósito no fim, é interessante que ambos sejam utilizados, pois podem servir de insights em diferentes momentos da execução.

Os números não mentem e, muito além do que apontar como cada etapa da campanha se comportou, eles contribuirão para a otimização da sua verba, garantindo que o valor investido seja aproveitado ao máximo e sempre com o foco na conversão final.

Seguindo as dicas acima, acreditamos que o seu negócio tem tudo para oferecer os melhores descontos para seus clientes.

Espera...