Anúncios

Inúmeras pessoas tomam vacinas vencidas contra Covid, descubra se você é um deles.

Cerca de 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios.

Uma média de 26 mil doses da vacina AstraZeneca vencidas, foram aplicadas em inúmeros brasileiros na campanha de vacinação conta o Covid-19, o que compromete totalmente a eficácia das mesmas.

Fonte: Envato

Até o último dia 19 de Junho, as vacinas com o prazo de validade expirado, foram utilizados na população brasileira, a média é de 1.532 municípios terem feito uso dos imunizantes vencidos.

A cidade que mais teve uso das vacinas vencidas foi Maringá, no Paraná, a cidade vacinou uma média de 3.536 pessoas com a AstraZeneca fora da validade, no caso a primeira dose que a população tomou, ou seja, todos estão desprotegidos.

Depois de Maringá, as cidades que mais tiveram aplicações de vacinas vencidas foram: Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Portanto, confira abaixo, se você se inclui nesse grupo que tomou a vacina, mas infelizmente, está desprotegido totalmente contra o vírus.

Fonte: Google

O que fazer se você tomou o lote de vacinas vencidas:

Caso você tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos oito lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações

Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

Vanessa Gomes

por

Vanessa Gomes