Consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 será liberada em breve
A Receita Federal abrirá as consultas ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023, permitindo que os contribuintes saibam em breve se foram incluídos. As consultas para esse lote serão disponibilizadas nesta sexta-feira, dia 23, e os pagamentos serão efetuados no próximo dia 30. Em 2023, a Receita organizou um total de 5 lotes de pagamento, programados entre os meses de maio e setembro. O primeiro lote já foi pago.
Anúncios
A organização do calendário de restituição pela Receita Federal ficou da seguinte forma:
- 2º lote: Consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho.
- 3º lote: Consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho.
- 4º lote: Consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto.
- 5º lote: Consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
Os pagamentos serão efetuados na conta bancária indicada pelo contribuinte em sua declaração do Imposto de Renda ou por meio do PIX. Se o crédito não for realizado, o valor permanecerá disponível para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil.
Onde consultar sobre a Restituição do Imposto de Renda?
Para realizar a consulta e obter detalhes sobre a restituição, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Para obter informações mais detalhadas, o contribuinte pode acessar o e-CAC, que permite verificar o status da declaração, identificar pendências ou divergências, além de verificar se a declaração foi retida para análise mais criteriosa.
Por meio do e-CAC, o contribuinte também tem a possibilidade de corrigir eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar, é necessário utilizar o CPF, o código de acesso gerado pelo próprio contribuinte e a senha.
Caso o crédito não seja efetuado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de forma simples por meio do Portal BB. Além disso, é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Brasil pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
No primeiro lote, pago em 31 de maio, contemplou-se um número recorde de contribuintes. Um total de R$7,5 bilhões foi pago a 4.129.925 contribuintes. Além das restituições referentes ao ano corrente, também foram incluídas restituições remanescentes de anos anteriores.