Está na faculdade? Saiba como guardar seu dinheiro!

Você finalmente entrou na faculdade e antes mesmo das primeiras provas fez sua maior descoberta: a vida universitária é cara. Muito cara. Materiais, comida e diversão são prioridade, mas por sorte você também entende a necessidade de ter uma reserva de emergência, comprar algo mais caro ou fazer uma viajem.
Os motivos não importam, vamos te ajudar a guardar dinheiro para o que você deseja com 5 dicas simples e muito úteis. Preste atenção em cada uma delas.

Anúncios

Fonte: Envato

1. Se organize para Guardar Dinheiro na Faculdade

Organização é essencial na vida de qualquer universitário. Você precisa cuidar das matérias, das faltas e também do seu dinheiro. Então, todos os meses, se programe para poupar e defina quanto da sua renda será destinada a isso.

2. Aprenda a cozinhar

Se você deu a sorte (ou azar) de morar sozinho enquanto cursa a faculdade já deve ter caído na cilada dos serviços de entrega. Sabemos que é muito bom que a comida chegue magicamente, mas se quiser guardar dinheiro vai ter que aprender a cozinhar.
A boa notícia é que com um pouco de prática e as receitas certas você pode preparar quase tudo o que pedia por muito menos dinheiro e se você acabar descobrindo que não tem nenhuma habilidade para isso, não se preocupe, a faculdade só vai durar alguns anos. Boa sorte!

3. Se divirta gastando pouco

Como sobreviver a vida de universitário sem grandes doses de diversão?
Como nenhum cientista respondeu a isso ainda vamos te dar algumas dicas de como economizar nesse quesito.

  • Beba antes de sair de casa: Bebidas alcoólicas costumam custar muito mais barato em mercados e distribuidoras então faça bom proveito disso.
  • Evite pagar para entrar: Não frequente lugares que cobram uma taxa de entrada afinal, existem ambientes onde isso não é preciso e você poderia estar gastando esse dinheiro em outra coisa.
  • Faça programas em casa: Porque não juntar os amigos para cozinhar, beber ou fazer qualquer coisa em casa? Isso pode ser divertido e muito econômico.

4. Não tire xerox ou compre livros

Junte o valor de as xerox e livros que você precisaria comprar e no final do curso vai acabar com dinheiro suficiente para ir à Disney. Por isso não pague por eles se não forem extremamente importantes.
Ninguém está dizendo para você tirar as informações do além, mas a verdade é que esses materiais costumam ser utilizados apenas como referência e você pode obtê-los de outras formas. Será que você não consegue encontra-los em bibliotecas ou disponíveis na internet? Dê um jeito.

5. Consiga mais grana

Como ainda não fazemos milagres, se o seu problema for realmente falta de dinheiro só existe uma saída: Fazer mais.
Não estamos falando de literalmente fazer. Isso é crime!

Você precisa consegui-lo trabalhando e como é difícil conciliar um emprego fixo com a faculdade talvez você queira tentar algo como:

  • Fazer bicos em cursinhos: Se você entrou numa universidade pode ajudar estudantes a fazer o mesmo.
  • Ser freelancer: Em alguns sites como Workana e 99freelas você pode dedicar algum tempo para fazer trabalhos como escrita e design e receber por isso.

Por Rafael Mansberger – Especialista em crédito – @rafaelmansberger – E-mail: [email protected]

Espera...