Caixa permite empréstimo como opção de antecipação de saques do FGTS
Muitas pessoas têm a possibilidade de obter antecipadamente o valor disponível em suas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). No entanto, o primeiro passo é autorizar o saque-aniversário, que é a opção que permite receber de 5% a 50% do valor total disponível no Fundo. Uma vez feito isso, as parcelas que seriam recebidas no futuro podem ser adiantadas.
Anúncios
O saque-aniversário do FGTS é pago uma vez por ano, sempre no mês de nascimento do indivíduo. No entanto, para receber esse valor, é necessário abrir mão do saque-rescisão, que é a modalidade que libera todo o montante acumulado na conta apenas se o trabalhador for demitido sem justa causa.
Ao optar por essa modalidade, no entanto, a multa de 40% calculada sobre o saldo total fica garantida, assim como o direito a outras formas de saque, como para financiamento de imóvel ou em casos de desastres naturais. O valor liberado anualmente, no mês de nascimento do indivíduo, com um prazo de resgate de 90 dias, é calculado com base no saldo disponível na conta.
Para escolher o saque-aniversário do FGTS, é necessário solicitar a transição até o último dia do mês de nascimento. Por exemplo, os nascidos em junho têm até sexta-feira (30) para realizar essa troca. Caso contrário, eles só poderão receber no próximo ano, em 2024. Confira a tabela de faixa de saldo abaixo:
Obtendo empréstimo utilizando o saque-aniversário do FGTS na Caixa Econômica
Além da Caixa Econômica, existem outras opções de bancos para solicitar empréstimo utilizando o saque-aniversário do FGTS. A taxa de juros e o número de parcelas que podem ser adiantadas variam de acordo com cada instituição, mas o objetivo é o mesmo: receber uma quantia significativa por meio desse procedimento.
Na Caixa Econômica, as condições para antecipação são as seguintes:
- É possível receber até 5 pagamentos de uma só vez.
- O valor mínimo que pode ser emprestado é de R$ 500, sendo que cada parcela deve ser de pelo menos R$ 200.
- É necessário possuir uma conta corrente na Caixa.
Contudo, ao liberar de uma vez só o valor que o trabalhador teria direito a receber ao longo de cinco anos, o banco bloqueia o saldo do cidadão pelo mesmo período. Isso significa que, ao optar por receber o saque-aniversário nos próximos anos, a Caixa é quem recebe em seu lugar. Além disso, o saldo também fica bloqueado para outras modalidades de utilização.
Para solicitar o empréstimo, siga estes passos:
- Acesse o App FGTS e faça login.
- Em “Saque-aniversário”, selecione “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”.
- Em seguida, selecione “Empréstimo saque-aniversário”.
- Escolha as instituições desejadas e confirme a operação.
Em seguida, entre em contato diretamente com o banco escolhido para fazer o pedido de antecipação.