18 milhões de novas pessoas com dinheiro esquecido em bancos.

Alerta grana extra: Governo inclui mais 18 milhões de novos registros de pessoas com dinheiro esquecido em bancos.

Já chegou a ver se tem dinheiro parado nos bancos e não sabia? Não tinha? Pois bem, o Governo Federal acaba de incluir mais 18 milhões de novos registros de pessoas que podem ter ainda valores para retirada.

Portanto, essa pode ser a chance de você descobrir se possui dinheiro disponível e poderá transferi-lo para sua conta bancária e usá-lo da forma que preferir.

Vamos entender melhor como funciona essa ferramenta e como você poderá identificar esses valores que estão “parados”.

O sistema do BC, foi uma ferramenta lançada em março de 2021 que permite à população o acesso, de forma rápida e segura, pela internet, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com instituições financeiras, suas operações de crédito e de câmbio, bem como suas chaves PIX.

E agora também a valores que a população tem a receber.

Fonte: Google

O BC informou que existem cerca de R$ 8 bilhões depositados em instituições financeiras que precisam ser devolvidos a pessoas físicas ou jurídicas.

Além dessas informações que já foram divulgadas, recentemente, o Banco Central juntamente do Governo Federal, liberaram mais 18 milhões de registros onde você ainda pode ter valores a receber. A funcionalidade “Valores a Receber” consta no Registrato.

Fonte: Google

Como utilizar a ferramenta e saber o valor disponível para recebimento:

Para utilizar a ferramenta, conforme informamos anteriormente, é preciso ter um cadastro no Registrato.

Existem três principais formas de se cadastrar para ter acesso a essas informações e o principal documento solicitado é o CPF da pessoa que quer acessar seus dados.

Fonte: Google

O acesso pode ser feito por meio dos aplicativos de alguns bancos ou pelo internet banking, ou ainda pelo acesso direto no site do Banco Central.

Está com duvida? Não se preocupe! Veja abaixo, como resgatar o dinheiro disponível!

Fonte: Google

→ Pelo celular:

Acessando o aplicativo do seu banco, procurando a opção Registrato, você será encaminhado para o credenciamento na página do Banco Central e então é só acessá-lo.

Acessando o Registrato basta procurar pela opção “Valores a Receber” e o usuário será direcionado para a página onde constará se há ou não dinheiro disponível para ele sacar.

Santander Totta
Fonte: Envato

→ Pelo Internet Banking:

Obtenha uma frase de segurança na página do Banco Central (acesse https://credenciamento.bcb.gov.br/via-bcb/0 e preencha seus dados para obter a frase), em seguida acesse o Internet Banking do seu banco pelo computador e procure a opção Registrato para validar a frase de segurança, então conclua o credenciamento na página do Banco Central para a qual você será direcionado.

Nesse ponto o usuário precisara informar o CPF ou CNPJ. Depois da verificação digital o sistema irá apontar se há valores disponíveis ou não.

Ao final deste artigo, você irá identificar um botão que irá te orientar como resgatar o valor que está disponível.

Agora que você já sabe como a ferramenta do Banco Central funciona, clique no botão abaixo, para saber como sacar seu dinheiro e transferi-lo para sua conta bancária.

→ No caso de bancos ou instituições financeiras que aderiram a termo específico junto ao BC:

Diretamente via Pix na conta indicada pelo beneficiário no Registrato;

Nos outros casos, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência será informado pela instituição.

Na primeira fase da funcionalidade, o BC estima que cerca de R$ 3,9 bilhões de valores estejam retidos em decorrência das seguintes situações:

  • Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

O Banco Central afirma que as informações disponibilizadas no novo serviço são de responsabilidade das próprias instituições.

“Em algumas situações, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas pertencem aos cidadãos que agora possuem uma forma simples e ágil para receber esses valores”.

Espera...