Publicidade

ATENÇÃO: Golpe usa falso “bug” no Pix para convencer os usuários a transferirem dinheiro.

Golpe promete dinheiro "em dobro" após transferência com PIX. Entenda tudo aqui!

Por:

Fonte: Google
Publicidade

Golpes usando o PIX ganham muita força nesse último final de semana, entenda mais sobre o ocorrido neste artigo e saiba como se proteger desse tipo de situação. Vamos entender melhor?

O golpe aplicado prometia a devolução em dobro do valor transferido via PIX e roubou milhões de reais de clientes de bancos brasileiros.

Afinal, como o golpe era aplicado?

De acordo com o divulgado pelo Banco Nubank, rackers estavam enviando às pessoas, mensagens de texto, imagens e até vídeos orientando como fariam essa transação.

Alegaram que as instituições financeiras estavam com uma falha no PIX e que quando você realizasse a transferência de determinado valor, esse valor voltava em dobro para sua conta.

As chaves, no caso, pertenciam aos aplicadores dos golpes, e logicamente, não devolviam dinheiro em dobro algum! Ou seja, o bug divulgado, na verdade, nunca existiu.

Os fraudadores montaram vídeos, fotos e enviaram massivamente para as pessoas pelas redes sociais, falando que elas poderiam ganhar dinheiro com essa falha que estava ocorrendo.

Demonstraram via vídeos e imagens, essa “falha” e  mostravam como fazer as transferências.

Nessa, muitos usuários caíram, pois, com o passo a passo enviado pelos próprios golpistas, as pessoas estavam reproduzindo a orientação, perdendo dinheiro e fazendo com que esses fraudadores faturassem em cima dessa falsa informação.

A tática usada pelos bandidos, é o que chamamos de método da Engenharia Social, que é quando os aplicadores de golpes, manipulam os sentimentos e emoções humanas, com a finalidade de convencê-los a adotar um comportamento, ou tomar uma  atitude que lhe convém.

Em nota, o Nubank, informou que não houve falha alguma no sistema.

A própria instituição deu dicas de segurança para a população, que é de ignorar este tipo de mensagem e levar em consideração somente as informações e orientações que são dadas dentro do próprio aplicativo, ou em nota oficial. Nada é enviado via whatsapp.

Fizemos um artigo bem detalhado, explicando como não se meter em fraudes pelo PIX, clique abaixo e saiba tudo!

CLIQUE AQUI

 

Todo cuidado e atenção, é pouco!
Esperamos tê-lo ajudado e até a próxima!

Recomenda

Últimas