Recuperando sua Senha do INSS: O Passo a Passo sem Precisar Sair de Casa

A utilização dos serviços oferecidos pelo INSS de forma digital é uma realidade consolidada no Brasil há vários anos. Através desse canal, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social têm a possibilidade de realizar diversas ações sem precisar sair de suas residências. Entretanto, para acessar esses recursos, é necessário possuir uma senha.

Anúncios

Primeiramente, é fundamental que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social confirme se já está cadastrado no sistema do Meu INSS. Esse serviço, disponibilizado pelo Governo Federal, permite aos trabalhadores efetuarem solicitações, verificarem pendências e manterem-se atualizados acerca do status e valores de diversos benefícios, tudo isso de maneira conveniente, sem precisar sair de casa.

Para obter acesso, o trabalhador deve acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS, ou visitar o site do serviço. Ao acessar, ele deverá selecionar a opção “fazer login com o Gov.BR”.

Posteriormente, será necessário informar o número do CPF. Nesse momento, o sistema verificará se o trabalhador já possui um cadastro. Caso contrário, será necessário criar uma conta e preencher as informações solicitadas.

Se o trabalhador já tiver um cadastro, mas não se lembrar da senha, deverá seguir um conjunto de procedimentos para recuperar o acesso. Isso permitirá o uso dos serviços disponibilizados pelo Meu INSS de forma rápida e eficiente.

recuperando-sua-senha-do-inss-o-passo-a-passo-sem-precisar-sair-de-casa-confira
Recuperando sua Senha do INSS: O Passo a Passo sem Precisar Sair de Casa (Foto: Reprodução/Internet)

Procedimentos para Recuperar a Senha do Meu INSS

Para recuperar a senha do Meu INSS, devido à unificação dos cadastros, é necessário seguir o procedimento através do portal Gov.BR. O Governo Federal oferece atualmente quatro maneiras de realizar esse processo:

  • Reconhecimento facial
  • Bancos credenciados ou internet banking
  • E-mail
  • Celular

Aqui está o passo a passo:

  1. Insira seu CPF na opção de login do Gov.BR.
  2. Clique na opção “Avançar” disponível no site.
  3. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”.
  4. Escolha a forma de recuperação do login.

Se você optar por usar o e-mail ou telefone cadastrados, receberá um código que precisará inserir na página. Se escolher a opção de reconhecimento facial, deverá tirar uma selfie e aguardar o sistema realizar o reconhecimento.

Na alternativa de internet banking dos bancos credenciados, o trabalhador precisará ter acesso ao aplicativo da instituição financeira de sua escolha. Após o acesso, o sistema do Gov.BR e do Meu INSS serão liberados automaticamente.

Espera...